PIRATAS E MARCO CIVIL: Ministério da Justiça inicia consulta

O PIRATAS retirou apoio ao Marco Civil quando este navegou para longe de nossa ideologia, afastando-se sobretudo de nossos princípios de defesa da privacidade, liberdade de expressão e democracia plena; não apresentando, na versão sancionada pela presidente, benefícios efetivos para a sociedade que compensem as medidas de controle, vigilância e censura. Não era o Marco Civil que queríamos e continua não sendo.

Com o projeto de lei aprovado, agora o Ministério da Justiça lança uma plataforma on-line que acomodará comentários em um fórum de debates, que supostamente servirão para embasar decretos presidenciais que regulamentarão o Marco Civil.

Isso ainda está muito longe de qualquer noção de “interação” ou “participação” da sociedade civil. Ainda falsamente propagandeado pelo Governo como uma construção coletiva, o texto do Marco Civil acomodou crescentes concessões à grupos de interesse tradicionais ao ponto de corromper a versão inicial construída de forma colaborativa e aberta.

Devemos traçar um plano de ação para pressionar a inconstitucionalidade da retenção em massa de dados. Sem muitas grandes expectativas, porém, relembrando que todo o processo até agora foi mascarado de “participação” e “interação”, mas foi em reuniões fechadas com interesses poderosos que o texto final se desenhou. Não será diferente agora. Mas isso não quer dizer que devemos nos conformar!

Eis algumas manifestações, notas e opiniões, assinadas por piratas, de 2012 até hoje, nas Internets:

  1. Marco Civil é um fiasco político
  2. Partido Pirata do Brasil retira apoio ao Marco Civil 
  3. Partido Pirata condena Marco Civil da Internet
  4. Marco Civil: risco iminente para internet
  5. Dislike: Que Marco Civil é este?
  6. Volta que deu M

Já que você está aqui…

… nós estamos pedindo por um pequeno favor. Diferente de outras organizações, não recebemos dinheiro de governos e nem de empresas. Também não cobramos por acessos às nossas ferramentas. O Partido Pirata é uma organização independente que luta por direitos digitais, o livre compartilhamento de informações, privacidade para as pessoas e transparência de governos e corporações. Somos pessoas voluntárias tentando construir dia após dia o partido e precisamos de dinheiro para colocar algumas ideias em prática e cobrir diversos gastos. Isso requer muito trabalho e fazemos pois acreditamos que a nossa perspectiva importa porque –  também pode ser sua perspectiva.


Deixe uma resposta

Notice: Comments reflect the opionions of those who did wrote theme. Allowing people comment here, doenst mean, that we also agree with them.

Your email address won't be displayed. Required fields are marked with this sign: *

More information

Chat Internacional @GlobalPirates

Publicações