PIRATAS E MARCO CIVIL: Ministério da Justiça inicia consulta

jan 28, 2015 | Destaque, Legislação, Marco Civil, Notícias | 0 Comentários

O PIRATAS retirou apoio ao Marco Civil quando este navegou para longe de nossa ideologia, afastando-se sobretudo de nossos princípios de defesa da privacidade, liberdade de expressão e democracia plena; não apresentando, na versão sancionada pela presidente, benefícios efetivos para a sociedade que compensem as medidas de controle, vigilância e censura. Não era o Marco Civil que queríamos e continua não sendo.

Com o projeto de lei aprovado, agora o Ministério da Justiça lança uma plataforma on-line que acomodará comentários em um fórum de debates, que supostamente servirão para embasar decretos presidenciais que regulamentarão o Marco Civil.

Isso ainda está muito longe de qualquer noção de “interação” ou “participação” da sociedade civil. Ainda falsamente propagandeado pelo Governo como uma construção coletiva, o texto do Marco Civil acomodou crescentes concessões à grupos de interesse tradicionais ao ponto de corromper a versão inicial construída de forma colaborativa e aberta.

Devemos traçar um plano de ação para pressionar a inconstitucionalidade da retenção em massa de dados. Sem muitas grandes expectativas, porém, relembrando que todo o processo até agora foi mascarado de “participação” e “interação”, mas foi em reuniões fechadas com interesses poderosos que o texto final se desenhou. Não será diferente agora. Mas isso não quer dizer que devemos nos conformar!

Eis algumas manifestações, notas e opiniões, assinadas por piratas, de 2012 até hoje, nas Internets:

  1. Marco Civil é um fiasco político
  2. Partido Pirata do Brasil retira apoio ao Marco Civil 
  3. Partido Pirata condena Marco Civil da Internet
  4. Marco Civil: risco iminente para internet
  5. Dislike: Que Marco Civil é este?
  6. Volta que deu M

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo