11 de fevereiro de 2014: mobilização global “O Dia Que Contra-Atacamos”

fev 9, 2014 | Agenda e Eventos, Ativismo, Cultura Digital, Internet, Manifestações, Notícias | 0 Comentários

Segue comunicado divulgado pelos organizadores da mobilização “O Dia Em Que Contra-Atacamos“, que será realizada mundialmente na próxima terça-feira, dia 11 de fevereiro de 2014:

bannercontraataque

As revelações do whisttleblower Edward Snowden nos forneceram detalhes perturbadores e a confirmação de alguns dos nossos piores temores sobre as práticas de espionagem da NSA e de seus parceiros. Juntamente com agências parceiras de pelo menos cinco países de língua inglesa (The Five Eyes), a NSA tem construído uma infraestrutura de vigilância global para “dominar a internet”. Com acordos sigilosos, operam à margem do Estado de Direito para varrer o conteúdo de comunicações eletrônicas em todo o mundo; incluindo no Brasil. Entre muitas outras práticas, estão minando os padrões básicos de criptografia, espalhando malwares em computadores e ameaçando a própria espinha dorsal da Internet para recolher informações em massa de milhões de pessoas que sequer são suspeitas de algum crime.

Mas usuários da rede em todo o mundo estão se unindo para impedir que a NSA e os seus cinco aliados arruinem a Internet, pois no dia 11 de fevereiro, as redes vão presenciar um protesto global para exigir um fim à vigilância em massa feita por qualquer país, em qualquer estado, independente de fronteiras ou políticas. Será “O Dia Em Que Contra-Atacamos”.

O movimento se inspira nos protestos contra o Stop Online Piracy Act – SOPA, que mobilizaram milhões de usuários da rede para impedir que esse projeto de lei entrasse em vigor. Em janeiro de 2012, graças à mobilização popular, o projeto foi suspenso. Naquele momento, conforme o ativista Aaron Swartz, “fomos os heróis de nossa própria história.”

Como participar:

  1. Assine e divulgue os 13 Princípios que explicam porque a vigilância em massa é uma violação dos direitos humanos.
  2. Crie: Desenvolva memes, ferramentas, websites, e faça tudo que puder pra encorajar outros a participar e mande para gente que ajudamos a replicar nas redes. Se precisar de inspiração, utilize nossa Central de Recursos, tudo por lá é livre para você remixar ou replicar.
  3. “Compartilhar é cuidar”: Use todas as ferramentas das mídias sociais,  queremos fazer o maior barulho possível. Queremos que essa seja uma campanha global de verdade, com o envolvimento de todos os países.  Quanto mais pessoas aderiem, mais os líderes mundiais ouvirão nosso pedido pra interromper a espionagem em massa nos domicílios e em outros  países. A hashtag internacional será #thedaywefightback. Se quiser, pode utilizar algumas das nossas sugestões de tuítes .
  4. Não se esqueça da pauta nacional: interaja na rede com conteúdos pela aprovação de um #MarcoCivil da Internet que assegure os direitos à privacidade e liberdade de expressão; demande do nosso governo que o Anteprojeto de Lei de Dados Pessoais seja encaminhado ao Congresso Nacional, etc.
  5. Vá além: planeje suas próprias ações e se comprometa com elas. E aí, conte seu plano pra gente, para podermos linkar e retransmitir seus esforços.
No Brasil, já aderiam:

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. 11 de fevereiro de 2014: O Dia Que Contra Atacamos | Coletivo DF do Partido Pirata do Brasil - […] caso de você não ter visto em o post no blog nacional ou em qualquer outro canto de toda…
  2. O Dia Que Contra-Atacamos | FGR* Blog - […] partidopirata.org […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo