Partido Pirata do Brasil traduz Loomio e adota a ferramenta em caráter experimental como meio de deliberação

jan 29, 2014 | Destaque, Notícias, Organização, Videos | 1 Comentário

O Partido Pirata do Brasil – PIRATAS participou do esforço coletivo e finalizou a tradução, para português do Brasil, do programa Loomio, uma ferramenta de código aberto que viabiliza decisões coletivas. Com a versão em português do Brasil, os PIRATAS passarão a contar com uma ferramenta específica para tomar decisões coletivamente, inicialmente em caráter experimental.

Segundo os criadores do aplicativo, de Wellington, na Nova Zelândia, o objetivo é propiciar um mundo onde seja fácil, para qualquer pessoa, participar nas decisões que lhe dizem respeito. Em contato por email com a equipe de desenvolvimento, o Secretario Geral do PIRATAS, Kristian Pasini, reuniu os esforços necessários à finalização da tradução: deu-se um salto de 40% em apenas duas semanas!

Em breve os PIRATAS poderão deliberar de acordo com seus princípios colaborativos. Os integrantes, fundadores e associados reconhecidos, poderão votar a cidade sede da Convenção Nacional de 2014, debater a reforma do Estatuto e discutir o aprofundamento do Programa Partidário.

Loomio – Tecendo Decisões

Em inglês, a palavra loom significar tear, aquela máquina usada pela tecelagem para transformar diversos fios em um tecido único. Uma imagem antiquada, mas que permite entender um pouco mais sobre esse aplicativo web que tem sido celebrado como a tão esperada revolução da tecnologia no processo decisório.

A ideia dos criadores é possibilitar a tomada de decisões em grupo, de forma colaborativa. Listas de emails, blogs, salas de bate papo, wikis: até o momento, nenhuma dessas ferramentas online se mostrou capaz de contemplar as necessidade de um grupo, porque acabam gerando muito ruído, pouca memória e desperdício de conhecimento. Quem nunca se sentiu cansado de trabalhar online ao mesmo tempo em que percebeu que pouco foi produzido?

O Loomio surgiu da cooperação entre ativistas do movimento Occupy e a Enspiral, uma rede de empreendimento social. Atualmente é gerenciado por uma equipe central, em Wellington, Nova Zelândia, e por uma rede ampla de amigos e simpatizantes em todo o mundo.

O programa utiliza recursos gráficos tanto para a votação em si, como para permitir a evolução das posições dos demais participantes. Uma deliberação tem início com a discussão do tema e se encerra com a votação. Entre uma coisa e outra, a dinâmica do processo permite tanto mudanças de votos como a inclusão de novas opções.

loomio-big

Acompanhe os PIRATAS no Loomio

1 Comentário

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo