Academic Torrents: ciência distríbuida por P2P

fev 9, 2014 | Compartilhamento de arquivos, Cultura Digital, Internet, Notícias, Tradução, Videos | 0 Comentários

Paul Joseph Cohen e Henry Z Lo, dois estudantes da Universidade de Massachusetts (EUA), lançaram a iniciativa Academic Torrents: compartilhamento peer-to-peer de documentos e bases de dados que nasceram da pesquisa científica. Uma proposta para que os acadêmicos possam compartilhar com seus colegas o trabalho que desenvolvem.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=ZYXALE7pdWE]

Conforme o o site do projeto, compartilhar grandes volumes de dados é difícil para os cientistas. O e-mail tem certos limites de tamanho e a configuração de servidores requer esforço. O uso de um sistema distribuído para compartilhamento de dados de certa magnitude é um caminho para aliviar o problema.

Construído por pesquisadores e para pesquisadores, o Academic Torrents fornece uma base de dados segura, escalável, altamente disponível e fácil de usar, oferecendo uma grande velocidade de download. Uma fórmula tão simples quanto eficaz para que os pesquisadores possam fazer o upload ou download de qualquer material científico.

Outra vantagem desse sistema é que a ciência não ficaria confinada na prisão da distribuição mediante pagamento (pay-walls), na qual os editores monetizam o trabalho dos cientistas e nem todos possuem acesso a esse circuito. Com o Academic Torrents essa barreira se dilui, permitindo a qualquer pessoa que assim deseje compartilhar gratuitamente os frutos do seu trabalho.

A Academic Torrents tem o seu próprio tracker e suporte para web seeding, para garantir a disponibilidade de arquivos em todos os momentos. Os conteúdos são organizados em coleções, com base em critérios como interesse, fonte, autor etc. O conteúdo dessas coleções podem ser seguidos através de RSS, de modo que os usuários do sistema saibam automaticamente quando o conteúdo foi atualizado.

Embora a Academic Torrents esteja apenas começando, já existe uma lista interessante de coleções, como uma versão completa da Wikipedia em inglês, dados detalhados sobre a segurança rodoviária no Reino Unido desde 1979 e até um mapa do planeta Marte em 23.040 × 11.520 pixels, obtido pela sonda Viking, da NASA.

Fonte: Genbeta

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Academic Torrents | FGR* Blog - […] partidopirata.org | www.genbeta.com […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo