Software usado por Stephen Hawking está disponível em open source

ago 23, 2015 | Artigos e Publicações, Notícias | 0 Comentários

Do Espectro Livre

A Intel foi a responsável por dar voz novamente a Stephen Hawking, portador de esclerose lateral amiotrófica, doença também conhecida como ELA. Graças ao Assistive Toolkit Context-Aware, o físico consegue se comunicar e ter uma vida praticamente normal, visto que sua inteligência e consciência não são afetadas pela doença, que impede a fala e o movimento músculo-esquelético.

Agora, a Intel anunciou que o Assistive Toolkit-Aware está disponível em open source para qualquer pessoa portadora de ELA ou de outra doença que impede a comunicação. Lama Nachman, principal engenheira e líder do laboratório de informática preventiva na empresa, diz que estão sendo desenvolvidos diferentes sensores que estão sendo testados em alguns pacientes.

“O objetivo do código aberto é permitir que os desenvolvedores criem soluções no espaço de apoio com facilidade e fazer com que aproveitem os esforços que temos investido por anos. Nossa visão é permitir que qualquer desenvolvedor ou pesquisador possa trazer valor em sensoriamento, previsão de palavra, sensibilidade ao contexto, entre outros, para criar em cima disso”, afirma.

Como funciona

A tecnologia do aparelho é capaz de traduzir o movimento facial em texto com a ajuda de uma série de contrações musculares, oferecendo também a possibilidade de navegar na web. Para utilizar a máquina, Hawking conta com a ajuda de um par de óculos com sensores infravermelhos capazes de detectar contrações na bochecha que controlam um teclado virtual e enviam comandos para a máquina que, então, consegue predizer as próximas palavras ditas.

Para entender melhor, basta lembrar do teclado SwiftKey, pois ele funciona de maneira bastante parecida. Quando as frases então são escolhidas, o texto é enviado para um sintetizador que cria uma voz que também simula a entonação das palavras no som, que sai de trás do suporte do computador.

O programa Assistive Context-Alware ToolKit foi disponibilizado como aplicativo Winform .NET 4.5 e estádisponível no GitHub.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo