Site ligado ao MBL está ‘minerando’ seu computador sem você saber

out 10, 2017 | Artigos e Publicações, Notícias | 0 Comentários

com informações do Motherboard e TorrentFreak

O site Jornalivre, mantido por simpatizantes do Movimento Brasil Livre (MBL) e constantemente replicado pelo grupo, começou a apresentar lentidão para quem o acessava. O motivo? Por meio de um script, o site está usando o computador alheio para minerar moedas virtuais.

O script pertence a uma empresa chamada Coinhive, conhecida por oferecer um arquivo .js para minerar a criptomoeda Monero.

Assim que o site é aberto a utilização do processador do computador vai às alturas, o que indica que o script está usando recursos do seu computador para render uma verba a alguém. 

COMO FUNCIONA A MINERAÇÃO VIA SCRIPT

O processo funciona da seguinte maneira: em dados momentos, que são controlados por um programa que está administrando o sistema e distribuído por todos os nós (cada um dos computadores que entraram no Jornalivre), um hash (uma sequência de bits gerada por um algoritmo responsável pela encriptação do conteúdo) é emitido. Todos os nós dessa rede tentam quebrar a criptografia para chegar no valor guardado dentro desse hash. Quem conseguir, leva o valor em criptomoeda.

O esquema de mineração da moeda suga os recursos do seu computador porque ele precisa resolver uma operação matemática complexa. O que o script usado no site Jornalivre faz é “terceirizar” esse trabalho, ou seja, o processador do visitante é usado para fazer essa operação

É aí que mora o problema: o Jornalivre está usando a capacidade do computador do usuário que entra no site para fazer a operação e ficar com a grana da criptomoeda. Por consequência, o visitante de suas notícias pode ter o computador travando e gastando mais energia.

Alguns dos bloqueadores de anúncio tradicionais, como o AdBlock, já estão adicionando atualizações que não permitem a execução do script de mineração. Além deles estão começando a aparecer plugins voltados especificamente para esse fim, como o NoCoin e o minerBlock.

THE PIRATE BAY

Recentemente o site The Pirate Bay chegou a utilizar tal script por algum tempo. Segundo os administradores, a ideia era remover por completo as propagandas e substituí-las pela mineração. Com a repercussão ruim, o “serviço” foi retirado e a seguinte mensagem publicada no blog oficial:

        

Minerar

Com você pode ter percebido nós estavamos testando um minerador Monero em javascript. 

Este foi apenas um teste. Nós realmente queremos nos livrar das propagandas. Mas também precisamos de dinheiro suficiente para manter o site.

Nos deixe saber o que vocês acham nos comentários. Você quer propagandas ou você está disposto a ceder alguns ciclos do seu CPU toda vez que visita o site?

É claro que o minerador pode ser bloqueado por um ad-blocker normal.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo