Serasa e Facebook fecham parceria para anúncios segmentados por renda

jun 10, 2015 | Artigos e Publicações, Notícias | 2 Comentários

Nota do Autor: Existe uma confusão no Brasil no que se refere ao nome SERASA, que é uma empresa do Grupo Experian. O Serasa, conhecido de todos nós, foi adquirido em 2007 pelo Grupo e se juntou a uma cartela de vários serviços oferecidos pela empresa no Brasil. A partir daí, temos que entender que o acordo foi fechado com o Experian Marketing Services, outra empresa do mesmo grupo. Usei no título a nomenclatrua SERASA pois é assim que a maioria das pessoas conhece a empresa no Brasil, certo? E foi assim que a minha fonte, citando funcionários do Facebook, ficou sabendo como seria fechada a parceria. Ao final do texto existe um esclarecimento do Grupo Experian a respeito de todo o conteúdo aqui divulgado. 

Essa é pra deixar muito defensor da privacidade dos dados de cabelo em pé:Facebook e Serasa estão em fins de fechar uma parceria onde, até o final do ano, a rede social vai ter acesso ao vasto banco de dados da empresa de cadastro financeiro, a partir daí nós (profissionais de social media) vamos conseguir segmentar por faixa salarial os anúncios através da plataforma de anúncios da rede de Menlo Park.

A notícia chegou até mim através de uma fonte que compareceu ontem ao Facebook Track, novo evento do facebook, dessa vez voltado para o mercado Mobile. “Basicamente meu queixo caiu e foi até o chão. Achei fantástico e ao mesmo tempo invasivo” disse a fonte.

Essa história da Serasa fazer parceria com empresas e plataformas de anúncios não é nova, já faz algum tempo que a empresa do Grupo Experian mantém uma parceria com a rede de anúncios da Microsoft e seus portais, no entanto o alcance e robustez do Facebook Ads é bem diferente, não é mesmo?

Essa segmentação através da renda já acontece na plataforma nos EUA e promete mudar consideravelmente a forma como enxergamos determinados tipos de anúncio através do facebook e suas redes parceiras/proprietárias. A frente do Google que, por enquanto só consegue segmentar através de renda familiar média baseado em dados demográficos, o Face já sai. É esperar para ver.

Tem algo a acrescentar? Me manda um e-mail: contatohilario[@]gmail.com  Ou comente no post que eu respondo e acrescento ao texto, caso seja pertinente. 🙂

UPDATE: 

A fonte me falou agora que até o final do ano será possível também aqui no Brasil fazer anúncios precisos a partir de endereços. Ou seja: Você quer anunciar apenaspara pessoas que morem/trabalhem na Avenida Paulista e tenham renda superior a $ 4.000,00? Sim, vai ser possível.

UPDATE COM INFORMAÇÕES DO GRUPO EXPERIAN (ATUALIZADO ÀS 13H DE 11/06/2015): 

Ontem, jornalistas dos mais variados veículos entraram em contato comigo para saber de onde eu tinha tirado a informação contida aqui no post, visto que até então nem Serasa e nem Facebook confirmavam o teor do mesmo. Um repórter meu conhecido até perguntou se eu manteria o post no ar, mesmo com a negativa da confirmação e eu disse que sim. Eu tinha convicção e confirmações de que a história era verídica.

Cerca de 30 minutos atrás a Victoria Iturrieta, do Grupo Experian, entrou em contato comigo por telefone e, depois de um papo muito amistoso, me mandou as informações que vão abaixo:

“- O contrato foi fechado com a unidade de Marketing Services da Experian, nos EUA. Nenhuma empresa cliente tem acesso ao banco de dados da Experian ou da Serasa Experian.

– A Serasa Experian também tem a unidades de negócios Marketing Services, que é separada da Unidade de Crédito ( a mais conhecida da Serasa Experian). Portanto, as informações utilizadas pela Serasa Experian Marketing Services não têm relação com o bureau de crédito da Serasa Experian. (Nota do autor: Ou seja, o Facebook não vai ter acesso ao cadastro negativo/positivo de clientes. Quando eu escrevi pensei que isso estivesse subentendido, mas não está. Muita gente não sabe que o Serasa é mais que uma empresa de “lista de inadimplentes”.)

A Unidade de Marketing Services é uma das unidades de negócios da Serasa Experian e oferece soluções completas para entendimento, prospecção, rentabilização e fidelização de clientes. Entre elas, as melhores práticas e ferramentas tecnológicas do mercado para marketing direto, marketing analítico e marketing digital. Alguns exemplos de produtos oferecidos são soluções de email marketing, estudos de mercado, identificação do perfil de clientes, entre outras.

Aproveito para informá-lo que todos os grandes e-commerces do país são clientes da Serasa Experian Marketing Services.

Estou à disposição para eventuais dúvidas. 

Obrigada,

Victoria”

Estou à disposição do Facebook para esclarecer qualquer ponto.

FONTE

2 Comentários

  1. Rafael

    Não entendi uma coisa, como vão saber a faixa salarial? Desde quando o SERASA ou qualquer outra empresa tem essas informações? Mesmo que tivessem acesso ao banco dados dos inadimplentes essas informações não batem. Tem muita gente que ganha muito dinheiro e está negativado por algum motivo. Sei não…

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo