Opinião: Por quem deseja ser controlado?

A China tem seu Grande Firewall, a Rússia o Roskomnadzor e nós? O Facebook.

por Corvolino, link original aqui

É comum nós do Ocidente ficarmos espantados com medidas que controlem a Internet por parte do Governo Chinês e/ou Russo mas ainda assim acreditamos falsamente que temos uma Internet livre de controle, aberta e que todos os dados trafegam de forma igual sem interferência de um Governo ou Corporação.

O que China, Rússia e Facebook tem em comum são que os três adoram quebrar a Neutralidade da rede para controlar o que é visto, compartilhado, dito permitindo em suas bolhas de liberdade controlada apenas o que lhe convém.

Governos costumam usar justificativas extremas para criar uma falsa sensação de liberdade na rede e fazer com que se acredite que estão preocupados com o bem estar social mas no fundo só querem ter o controle da rede. Países como Sudão, Turquia, Paquistão e Cuba são péssimos exemplos de controle da Internet por parte do Governo (e existe algum bom?), pois tudo que é visto como diferente do status quo é reprimido, seja online ou offline, isso quando não desligam a Internet, como ocorreu na Primavera Árabe, para evitar difusão de atrocidades que ocorrem no país (recentemente a Venezuela passou por isso).

Já as corporações, como Facebook, se utilizam do fator econômico para impedir concorrentes de atuarem no mesmo seguimento enriquecendo ainda mais e monopolizando o espaço na rede, desta forma usuários são encurralados de forma que a única opção viável é utilizar alguns dos seus serviços. Na China as grandes empresas possuem relações bem estreitas com o Governo Chinês a ponto de permitirem vigilância através de seus serviços de busca, chat, jogos e etc.


Propaganda vinculada sobre como a Internet seria sem o MCI.

No Brasil o Facebook tem uma enorme influencia sobre a Internet. Desde aprovação de leis, como o Marco Civil da Internet e Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, como em promoções a um custo zero para o consumidor nas principais operadoras do país com planos que oferecem de forma “gratuita” algum aplicativo ou em alguns casos todos da família Facebook Inc mas caso o usuário queira utilizar outros serviços é consumido dados do seu plano.

Propagandas como a da figura acima foram amplamente vinculadas em tweets e textos defendendo o MCI e a Neutralidade da Rede. Querem transformar a Internet em planos de TV a cabo, eles falavam. Hoje o Facebook faz exatamente isso na Internet Brasileira juntamente com as TELES e seus planos com Internet “gratuita” para Whatsapp, Messenger e Instagram sendo que para demais serviços uma outra quantidade de GigaBytes são permissivos a uso.

Serviços de streaming como o Netflix estão começando a engatilhar nesta mesma prática com prática de zero rating fortalecendo seu monopólio e lobotomizando usuários a consumirem apenas seu serviço. Amazon Prime e HBO Go já foram oferta por operadoras de telefonia em planos que não consumiam dados ou com quantidade de GB para serem utilizados por determinado período.

A Internet está tendo seu controle disputada entre Governo e Corporações, em alguns casos de forma amistosa, vide China e Rússia, em outros existe uma quebra de braço entre Governo e Empresas para quem vai prover a tal da “liberdade” na Internet. A quebra de Neutralidade da Rede já é uma prática consolidada no Brasil, com órgãos governamentais fazendo vistas grossas, permitindo que empresas de aplicação e de conteúdo estrangeiras controlem totalmente o que vemos e o que fazemos na Internet, simplesmente lamentável. Do ponto de vista mercadológico é ruim, do educacional é péssimo.

A Neutralidade da Rede deve ser respeitada, protegida e difundida. Se necessário quebremos está dicotomia para protege-la. O que não podemos permitir é um controle de como devemos usar a Internet, imagens como está abaixo devem ser repudiadas, seja o presidente ou empresa que for.


Dilma com seu capote Facebook em um encontro com Mark para tratar sobre o Internet.org

O Facebook não é a Internet, não permita que isso se perpetue.


Deixe uma resposta

Notice: Comments reflect the opionions of those who did wrote theme. Allowing people comment here, doenst mean, that we also agree with them.

Your email address won't be displayed. Required fields are marked with this sign: *

More information

Arquivo de posts