NY Times publica que Dilma ainda é espionada pela NSA

fev 5, 2015 | Notícias | 0 Comentários

Chegando ao marco de 1 ano e meio do cancelamento de uma viagem da presidente Dilma Rousseff a Washington, em retaliação à espionagem sofrida pelo governo brasileiro, uma reportagem do New York Times revela que a NSA (Agência Nacional de Segurança americana) ainda mantém autoridades do Brasil sob escuta.

Segundo o jornal americano, a chanceler alemã Angela Merkel e outros líderes já teriam sido excluídos da lista de monitoramento. “Obama nunca disse quem, além de Merkel, ele tirou da lista de líderes estrangeiros cujas conversas são monitoradas, mas parece que os programas no México e Brasil continuaram, enquanto várias dezenas de líderes foram removidos”, diz o texto.

A espionagem sofrida pelo governo brasileiro pela NSA foi revelada por documentos entregues à imprensa por Edward Snowden, ex-analista da agência de segurança americana que divulgou o sistema de espionagem americano no mundo. Naquela época, a revelação irritou a presidente brasileira, que cancelou sua viagem aos EUA prevista para o mês seguinte e usou seu discurso na abertura da 68ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) para fazer duras críticas à espionagem global do governo americano. Dilma chegou a afirmar que não aceitaria tal desrespeito à soberania nacional brasileira.

Desde o final do ano passado, no entanto, as relações entre Brasil e EUA pareciam ter entrado nos eixos. Tanto que Joe Biden, vice-presidente americano, visitou o país em dois momentos nos últimos meses – primeiro, durante a Copa do Mundo em 2014 e, no início deste ano, para participar da posse de Dilma. Nas duas visitas, ele foi recebido por Dilma em uma conversa reservada.

fonte: NYTimes, Exame

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo