Nota do Partido Pirata do Brasil sobre as manifestações decorrentes do aumento das passagens de ônibus nas cidades do Brasil

jun 11, 2013 | Ativismo, Notas Oficiais | 2 Comentários

Nota do Partido Pirata sobre as manifestações decorrentes do aumento das passagens de ônibus nas cidades do Brasil

“O Partido Pirata do Brasil entende que as manifestações públicas que vem ocorrendo no país em função da precariedade do transporte público – cada vez mais caro para o cidadão comum – são uma forma legítima de protesto e devem ser enfaticamente apoiadas.

Consideramos inaceitáveis e injustificáveis as sucessivas tentativas de diferentes veículos de comunicação de associar os movimentos que tem ido às ruas – tal como o Movimento Passe Livre – a “depredadores”, em função do escalonamento dos conflitos, por decorrência das ordens dos Comandos das Polícias Militares de reprimir com vigor manifestações até então pacíficas.

Usuários do transporte público, motoristas, cobradores e policiais entram em confronto constantemente, enquanto políticos, empresários e donos de empresas de transporte não estão na rua, não participam de debates públicos sobre o tema e agem sem qualquer transparência.

Foi noticiado recentemente que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) elevou o nível de alerta quanto a esse tipo de manifestação, em função da visita do Papa ao Brasil e da Copa das Confederações. Ativistas políticos estão sendo monitorados de perto e não sabemos até que ponto a Agência consegue invadir a privacidade de cidadãos no pleno exercício de seus direitos políticos e civis.

Reclamar o direito às cidades é algo que vem sendo feito no mundo todo. Destacamos o que acontece na Turquia, cujo governo age de forma autoritária por meio de repressão policial e declara a internet inimiga. Todo apoio e solidariedade aos manifestantes turcos!

Na Turquia, eles foram às ruas e venceram aquela batalha; aqui no Brasil, nós, Piratas, defenderemos, nas ruas e em todos os canais a que tivermos acesso, esses valores universais que compartilhamos com tantos que compreendem que essa luta não é propriedade de nenhum partido político, mas sim um movimento de todos!

Partido Pirata do Brasil 

11/06/2013″

2 Comentários

  1. jessyka raquel

    eu acho que as pessoas fizeram mt bem os protestos elas quiseram mostrar que existiam pessos cvom coragem de enfrentar a realidade

    Responder
  2. tonio cunha

    é direito da sociedade se manifestar, mas também é direito desta não ser molestada por manifestações violentas. Querer compara-la aos movimentos árabes tem uma distancia imensa, aqui vivemos a plena democracia, la são regimes autoritários e religiosos. Aqui a violência policial pode causar prisões e algumas escoriações, la a morte. Dizer que o movimento Passe Livre não tem culpa das depredações é ser sectário, pois se o movimento se propõem a liderar as ações, então cabe a ele não permitir tal vandalismo., ou no minimo se posicionar contrario as depredações e a favor das forças policias que estão agindo para manter a ordem. Em qualquer sociedade no mundo, capitalista ou socialista, as forças policiais existem para garantir a ordem publica.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo