‘Multas’ automáticas para quem piratear conteúdo pelo Google Fiber

maio 23, 2015 | Notícias | 0 Comentários

Google Fiber, o serviço de fibra óptica ultrarrápida do Google nos Estados Unidos,  está encaminhando aos seus usuários notificações para quem infringe direitos autorais. Além das notificações, os donos dos direitos cobram centenas de dólares. A decisão da Google de encaminhar tais e-mails surpreende, tendo a empresa um histórico favorável em defesa dos interesses dos usuários. google-fiber-rabbit

Com informações do TorrentFreak

Ao invés de apenas emitir notificações à quem teria baixado conteúdo pirata, também são emitidas multas automáticas, que variam entre US$ 20 e US$ 300 pelo download irregular.

As corporações detentoras dos direitos autorais delegam a tarefa para companhias como a Rightscorp, que coletam os endereços de IP, detectados pela Google. Então, a empresa contata os usuários e envia um “acordo”, no qual a pessoa pode pagar um valor para evitar um processo.

Algumas operadoras locais, como Comcast, Verizon e AT&T, no entanto, não encaminham as cobranças para seus clientes como forma de protegê-los. No entanto, o Google faria parte do grupo que encaminha as reclamações e multas para os seus clientes, mesmo não tendo nenhuma obrigação legal para isso.

As cobranças começaram a chegar aos usuários nesta semana via e-mail, encaminhadas juntas de um aviso de que o serviço de fibra óptica do Google pode ser cancelado se o usuário continuar recorrendo a tais práticas.

O site TorrentFreeak entrou em contato com a Google sobre o caso, que respondeu: “Quando o Google Fiber recebe reclamações de direitos autorais sobre um conta, nós repassamos toda informação para o usuário dono da conta.(…) Apesar de acreditarmos que existem métodos mais eficientes para se combater downloads piratas, queremos ser transparentes com nossos usuários.” disse o porta-voz, que não especificou que métodos seriam estes, mas recentemente a empresa afirmou que a pirataria seria principalmente um problema de disponibilidade e preço.

 

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo