Google foi requisitado a remover 558 milhões de links piratas em 2015

jan 20, 2016 | Compartilhamento de arquivos, Cultura Digital, Tradução | 0 Comentários

Proprietários de Copyright pediram para o Google remover mais de 560.000.000 milhões de links de sua ferramenta de busca em 2015, alegando violações de “propriedade intelectual”. Esse número assombroso representa um aumento de 60% em comparação com o ano anterior. De acordo com a Google, essa escalada contínua é uma prova de que o processo de remoção com base na DMCA está funcionando, mas alguns proprietários de copyrights discordam.

Nos últimos anos, detentores de copyrights sobrecarregaram a Google com notificações de remoção visando links com conteúdo pirateado. A maioria delas é enviada pelas indústrias da música e do cinema, visando milhares de websites diferentes. Nos últimos anos, o volume de notificações de remoção aumentou espetacularmente e essa tendência continuou em 2015.

A Google não reporta esse números de forma anual, mas o site TorrentFreak processou todos os relatórios semanais e descobriu que o número de URLs submetidos por proprietários de copyright no último ano ultrapassou a marca dos 558 milhões – 558,860,089 no momento em que esta matéria era escrita.

Pela primeira vez na história, o número de URLs reportadas ultrapassou meio bilhão em um período de 12 meses. Isso é um aumento de 60% comparado com o último ano, quando a ferramenta de busca processou 345 milhões de links piratas. A maioria dos links estão sendo removidos dos resultados de busca. No entanto, o Google algumas vezes não toma “nenhuma ação” se os links são considerados legais ou se eles já foram removidos anteriormente.

Em 2015, a maioria das requisições de remoção foi enviada para os domínios homikuj.pl, rapidgator.net e uploaded.net, com mais de sete milhões de URLs visados para cada um. O grupo de música do Reino Unido BPI é o maior proprietário de copyright de 2015, com mais de 65 milhões de links reportados.

Olhando para os totais de 2015, nós vemos que 329.469 diferentes nomes de domínio foram alvos de 27.035 detentores de copyright. O mais interessante é que esses números assombrosos são interpretados de forma diferente pela Google e pelos diversos proprietários de copyrights.

Algumas semanas atrás, a Google contou ao coordenador do Escritório de Propriedade Intelectual dos EUA que várias medidas foram tomadas para ajudar os proprietários de copyright, incluindo métodos de remoção mais rápidos. “Nós processamos mais notificações de remoção e mais rapidamente do que qualquer outra ferramenta de busca”, comentou a gigante de buscas.

“Nós recebemos notificações para uma minúscula fração de tudo que nós hospedamos e indexamos, o que, mesmo assim, consiste em milhões de pedidos de remoção por semana que são processados, em média, em menos de seis horas”. A empresa rejeita a ideia de tomar ações mais amplas, tais como a remoção de nomes de domínio inteiros, já que isso seria contraprodutivo e levaria a uma “censura ampla”.

Muitos detentores de copyrights, no entanto, não compartilham dessas preocupações. Ao longo dos anos, grupos como MPAA e RIAA repetidamente argumentaram que sites claramente infringentes deveriam ser removidos das pesquisas na busca da Google. Além disso, eles querem que a Google tenha certeza que o conteúdo pirateado permaneça desativado.

Enquanto a Google acredita que o bilhão de URLs reportados é um sinal de que o processo de remoção de acordo com a DCMA está funcionando de maneira apropriada, detentores de copyrights consideram isso um sinal de que estão jogando um jogo impossível de se vencer. À medida que esse beco sem saída continua, nós podemos contar com a continuação do aumento do número de páginas reportadas, chegando a milhões de novas URLs em uma base diária. Será que teremos um bilhão de links piratas reportados em 2016?

Texto original: https://torrentfreak.com/google-asked-remove-558-million-pirate-links-2015/

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo