Estudo na África relaciona pirataria com aumento nas taxas de alfabetização

Um estudo foi publicado recentemente pelo Instituto Africano de Governança e Desenvolvimento intitulado “The impact of software piracy on inclusive human development: evidence from Africa” (“O impacto de softwares de pirataria no desenvolvimento humano inclusivo: evidências da África”, em tradução livre).

Segundo o trabalho, é possível estabelecer uma relação direta entre a incidência da pirataria e o aumento das taxas de alfabetização e a difusão cultural nos países do continente.

Para chegar a essas conclusões, o economista camaronês Simplice Anutechia Asongu e o espanhol Antonio Rodríguez Andrés analisaram o impacto da atividade ilegal de produção e distribuição sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 11 nações africanas a partir de dados coletados ao longo de dez anos, precisamente entre 2000 e 2010. Na tentativa de obter informações mais precisas sobre a maneira que se dá essa interação, o estudo decompôs o IDH nos segmentos de alfabetização, expectativa de vida e prosperidade econômica per capita.

De acordo com o texto, legislações rígidas de proteção aos direitos autorais restringem a circulação e acesso aos materiais didáticos e culturais, colocando em xeque o desenvolvimento humano, a democratização do conhecimento, além de diminuir os índices de alfabetização.

11747513_872886132765169_382459662_o

Saiba mais

“The impact of software piracy on inclusive human development: Evidence from Africa”

http://bit.ly/1c32kQr


Kommentare

One comment for Estudo na África relaciona pirataria com aumento nas taxas de alfabetização

  1. Pingback: Estudo na África relaciona pirataria com aumento nas taxas de alfabetização | Mídia Pirata

Deixe uma resposta

Notice: Comments reflect the opionions of those who did wrote theme. Allowing people comment here, doenst mean, that we also agree with them.

Your email address won't be displayed. Required fields are marked with this sign: *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

More information

Arquivo de posts