Estudantes sem Catraca: Luta pelo direito ao Transporte

maio 4, 2016 | Ativismo, Manifestações | 0 Comentários

Desde o dia 28 de abril ocorre, na rodoviária do Plano Piloto em Brasília, a ocupação do DFTrans, autarquia responsável pelo transporte público na capital. Durante esses dias, estudantes de várias idades ocupam o órgão reivindicando melhoria no serviço de transporte (que mesmo tendo tido recentemente a primeira licitação da história, ainda assim continua uma caixa preta), e melhoria do sistema do passe livre, com ampliação do horário e dias disponíveis, além da extensão para estudantes do Entorno.

A ocupação, que já resiste há quase uma semana, já contou com atos, atividades culturais, aulas abertas, oficinas, além de, o que não poderia faltar, repressão e intimidação da polícia em vários momentos.

Para acessar a página de Facebook do movimento, e acompanhar o que está acontecendo por lá, clique aqui.

Segue a carta da Ocupação:

Carta da Ocupação do DFTRANS
Brasília, 29 de abril de 2016

Nós, estudantes do Distrito Federal e Entorno, ocupamos desde o dia 28 de abril de 2016 a ouvidoria do DF Trans da Rodoviária do Plano Piloto. Estamos aqui para reivindicar nossos direitos relacionados ao cartão passe livre, que foram duramente conquistados e que hoje nos causam problemas. Com o recadastramento dos cartões, a lentidão e burocratização do sistema milhares de estudantes perderam seus acessos e estão sem condições de estudar. Não podemos aceitar passivamente que ataquem nosso direito à educação e de ir e vir.

Queremos estudar e precisamos imediatamente da volta do funcionamento de nossos cartões. O GDF diz que estamos tendo quedas em nossas passagens por causa do recadastramento do sistema eletrônico; que estamos sem passe livre por uma questão técnica; que temos que esperar. Mas o nosso calendário educacional não espera: seremos reprovados/as, perderemos nossos direitos, nosso dinheiro. Por isso, nossa reivindicação central é de que o passe livre seja garantido independentemente dessas burocracias.

O cartão DFTrans é cheio de problemas. Não é de hoje que nossas reclamações acumulam e, por isso, resultam em nosso ato. O limite de 54 acessos mensais não é suficiente para quem mora nas cidades satélites. Os/as estudantes do entorno sequer têm esse direito e ainda sofreram, recentemente, com o aumento das passagens. Outra reivindicação é o funcionamento do passe livre estudantil nos fins de semana, pois as aulas não se dão somente dentro de sala: há trabalhos em grupo, atividades extracurriculares e culturais que precisam ser levadas em conta. Além disso nas férias ainda somos estudantes e não possuímos condições de pagar as passagens. Acreditamos em uma ampliação do passe livre para que ele seja, de fato, livre.

Como pauta prioritária para a desocupação indicamos a liberação dos acessos para todas/os estudantes, cadastrados ou não, até a normalização do sistema, ampliação do período de (re)cadastro para todo o semestre.

Por isso convidamos a comunidade estudantil do DF e Entorno pra somar a esta ocupação, pra participar desta luta. Queremos também convidar outros grupos, movimentos sociais, pessoas que tenham interesse em colaborar pra garantia de nossos direitos. Venham pra ocupação e vamos lutar juntos/as. Direito conquistado se amplia na luta!

Ocupação do DFTRANS “Estudantes sem catraca”

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo