Convocação Bucaneiras

O grupo feminista Bucaneiras convoca associadas e não associadas para participar da reunião para deliberar sobre os procedimentos do coletivo, tais como: planejamento, regimento interno e proposta de ação. No dia 5 outubro (Quarta-feira), às 21 horas no mumble, na sala Bucaneiras. https://mumble.partidopirata.org/

Nós,feministas do partido Pirata, entendemos que o espaço político também é um direito da mulher. Temos direito ao voto, a sermos votadas, representadas politicamente e a termos nossas questões contempladas pelas leis e políticas públicas, mas, acima de tudo, romper com esse sistema patriarcal enraizado dentro das instituições e politicas publicas do país.

Queremos o fim da violência de gênero – no Brasil, a cada 12 segundos uma mulher é violentada (http://migre.me/v8de5). Além disso, a cada 90 minutos uma mulher é assassinada. Não há dúvidas que o exercício da cidadania feminina precisa de um espaço dentro do partido pirata. Nesse sentido, um dos principais objetivos da criação do coletivo feminista dentro do Partido Pirata é buscar uma maior interação das minas do partido e o apoio mútuo entre nós, para que assim as lutas travadas individualmente dentro de nossos espaços de convivência social (ambiente de trabalho, moradia e estudo) possam ser amplificadas e potencializadas, ou seja, há a necessidade da realização de um trabalho de base nesses espaços com intuito de difundir o feminismo. Em muitos casos, poderá surgir a necessidade do coletivo servir apenas para o acolhimento e para compartilhar situações de abuso, visando sempre, dentro do possível, a construção de uma discussão coletiva entre nós, tanto para dento, quanto para fora do coletivo.

Nada mais importante do que se organizar com outras mulheres, que enfrentam os mesmos problemas, que compartilham necessidades e que buscam tornar espaços com fins políticos ou não mais igualitários. Todas nós, em algum momento da vida, fomos objetos de, ou pelo menos presenciamos, assédio, discriminação, silenciamento, entre tantas outras situações a que somos sujeitas por sermos mulheres. Exatamente por esse caráter múltiplo do feminismo, um coletivo feminista agregaria mais uma forma organizativa, somando-se às estratégias de ação capazes de se opor à estrutura social patriarcal, sendo um dos nortes da luta pela paridade de gênero e liberdade do individuo.

Há uma necessidade de inserir as questões das mulheres no contexto político partidário, uma vez que a falta de identificação da mulher com o partido acarreta no seu distanciamento. O PIRATAS busca encarar essa questão de forma diferente dos outros partidos, começando pelo espaço da mulher que deve ser respeitado dentro do partido. Buscamos ser pioneiras nas discussões sobre a participação da mulher na política partidária de forma significativa, ou seja, discutir e praticar com ações que integram, efetivamente, as mulheres nas atuações do partido. Como pudemos observar nessa eleição, mais uma vez, a participação das mulheres tem sido praticamente inexpressiva. Sendo assim, entendemos que é imprescindível, ao Partido Pirata, garantir a atuação das mulheres na política, com participação expressiva e representativa. O nosso grupo tem por objetivo principal garantir voz e força dentro do partido, fazer uma política verdadeiramente igualitária.

Os movimentos e coletivos feministas, em várias partes do mundo, foram responsáveis por colocar nos espaços públicos as temáticas relacionadas aos problemas enfrentados pelas mulheres, como campanhas pelos direitos legais das mulheres, pelo direito da mulher à sua autonomia e à integridade de seu corpo, pelo direito ao aborto e direitos reprodutivos, direito à proteção contra a violência doméstica,o assédio sexual e o estupro.

Já que você está aqui…

… nós estamos pedindo por um pequeno favor. Diferente de outras organizações, não recebemos dinheiro de governos e nem de empresas. Também não cobramos por acessos às nossas ferramentas. O Partido Pirata é uma organização independente que luta por direitos digitais, o livre compartilhamento de informações, privacidade para as pessoas e transparência de governos e corporações. Somos pessoas voluntárias tentando construir dia após dia o partido e precisamos de dinheiro para colocar algumas ideias em prática e cobrir diversos gastos. Isso requer muito trabalho e fazemos pois acreditamos que a nossa perspectiva importa porque –  também pode ser sua perspectiva.


Deixe uma resposta

Notice: Comments reflect the opionions of those who did wrote theme. Allowing people comment here, doenst mean, that we also agree with them.

Your email address won't be displayed. Required fields are marked with this sign: *

More information