Bolos Piratas sob ameaça jurídica.

jan 27, 2016 | Artigos e Publicações, Notícias | 0 Comentários

Como disse uma vez Harlan Ellison sobre a Disney, “ninguém fode com O Rato”. Mesmo vivendo em Zagreb, na Croácia, o braço do Rato pode lhe alcançar e mudar os planos para o seu aniversário. É isso que algumas padarias em Zagreb têm descoberto ao receberem notificações exigindo que parem de produzir bolos usando desenhos de personagens populares da Disney, como as de Star Wars, Frozen etc., sob pena de ação judicial.


De acordo com o jornal croata Jutarni, as notificações vieram de um escritório de advocacia que representa a Fun Cake Factory, cadeia que possui licença exclusiva para fabricar bolos com temas relacionados à Disney através de sua parceria com a britânica Finsbury Food Group. Ana Marcelić, uma padeira local que recebeu uma dessas notificações, disse ao jornal que seria um grande prejuízo financeiro obedecer à exigência feita, assim como seria complicado explicar para clientes que pedem bolos com temas da Disney. 

Aparentemente, a Disney tem atacado violações de copyrights envolvendo bolos recentemente. Em setembro do ano passado, a empresa contratou um escritório de advocacia para processar a empresa Wild Cake Creations do padeiro Wilson de Michigan,  por conta de bolos feitos com imagens de “Darth Vader e seu filho”. Na revista “American Lawyer”, Julie Triedman aponta para o fato de que a Disney e a LucasFilm exigiram a “apreensão de moldes, telas, padrões, placas, negativos, e qualquer maquinaria ou equipamento empregado para produção das imagens ilegais”. A Wilson’s Wild Cake Creations foi à falência em outubro. Essa situação não é nova. Lá em 1992, a Disney ameaçou processar duas padarias em Singapura se não parassem de fazer bolos com imagens de Mickey Mouse e Pato Donald.


O problema culinário de copyrights é tão sutil e difundido que diversos blogs e outros recursos relacionados à confeitaria têm avisado varejistas sobre os riscos envolvidos e explicam como evitar uma ação judicial por violação de copyrights. Mas não se preocupe! Se você precisar desesperadamente de uma personagem protegida por esses direitos em seu bolo ou qualquer outro doce, você pode entrar em contato com quem tem a “propriedade intelectual” e solicitar uma autorização especial para usar as personagens em um “evento pessoal”. Desde que não poste nenhuma foto disso na Internet, não terá problemas. Parece bastante divertido, não?


Texto original


			

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo