100 Anos do Genocídio Armênio, Assírio e Grego

abr 24, 2015 | Notícias | 0 Comentários

No dia 24 de abril de 2015, completa-se um século desde o início das atitudes sistemáticas do Império Otomano, hoje Turquia, contra o povo armênio em busca do seu extermínio e do supremacismo turco frente a outras etnias habitantes desse império, como a grega e a assíria, além da armênia. Há documentação abundante comprovando a expulsão de povoados, assassinatos, populações armênias forçadas a marchar até a morte no deserto, abandonados a própria sorte, falecendo de fome, doenças… No entanto, até hoje muitos países como o Brasil, EUA e, ironicamente, Israel, não reconhecem essa tragédia humanitária.

O reconhecimento e julgamento histórico desse genocídio no século XX, apesar de não ter sido o primeiro do século*, poderia ter evitado a repetição que ceifou tantas outras vidas, de tantos outros povos e etnias ao longo do século.

100 anos do genocídio armênio, assírio e grego.
Não esqueceremos.
Não perdoaremos.

http://genocidioarmenio.com.br/

* O primeiro genocídio do século XX foi dos herero e dos nama na colônia alemã do sudoeste africano, atual Namíbia (1904-1907), considerado por muitas pessoas um tubo de ensaio pro holocausto nazista.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo