Vida em sintropia

jan 19, 2016 | Notícias, Videos | 1 Comentário

Ernst Götsch é um agricultor e pesquisador suíço que migrou para o Brasil no começo da década de 80 e se estabeleceu em uma fazenda na zona cacaueira do sul da Bahia. Desde então, vem desenvolvendo técnicas de recuperação de solos por meio de métodos de plantio que mimetizam a regeneração natural de florestas. Com o acúmulo de mais de três décadas de trabalho que resultaram na recomposição de 480 hectares de terras degradadas (dos quais 350 foram transformados em RPPN, a primeira da Bahia), Götsch elaborou um conjunto de princípios e técnicas que viabilizam integrar produção de alimentos à dinâmica de regeneração natural de florestas, sempre complexificando sistemas, ao que convencionou chamar de Agricultura Sintrópica.

Como resultado de sua intervenção, além da colheita agrícola, observou-se que a fazenda desenvolveu seu próprio microclima, 14 nascentes de água foram recuperadas e a fauna repopulou o lugar. O experimento tem sido disseminado e adaptado a diferentes regiões e climas nos últimos 30 anos. Neste modelo de agricultura, o insumo mais importante é o conhecimento.

1 Comentário

  1. Maria Corette Pasa

    Parabéns!!!!
    Muitíssimo interessante esta proposta que alia sintropia versus sustentabilidade.
    Eu sou a Profª. Drª Maria Corette Pasa da Universidade Federal de Mato Grosso do departamento de Botânica e Ecologia.
    Gostaria de saber se consigo contato com o Sr. Ernst Götsch e, se possível uma visita em sua fazenda para conhecer o seu trabalho.
    Conforme disponibilidade até fazer uma publicação científica sobre o manejo sintrópico aplicado durante estas décadas em sua propriedade rural.

    Desde já muito obrigada.
    Maria Corette Pasa
    UFMT/ Mato Grsso
    Contatos: [email protected]

    65 – 99972-5744

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo