Rússia Planeja Estender Asilo a Snowden, declara legislador.

jun 5, 2014 | Notícias | 0 Comentários

DAVOS, Suíça – A Rússia planeja estender sua oferta de asilo a Edward J. Snowden para além de agosto, declarou um parlamentar russo sexta-feira no Fórum Econômico Mundial.
O  parlamentar, Aleksei K. Pushkov, presidente do Comitê de Relações Exteriores na câmara baixa do parlamento russo, sugeriu durante um grupo de discussão que a extensão do status de refugiado para Snowden, o ex técnico da Agência Nacional de Segurança (NSA), pode ser indefinida.
“Ele não será enviado para fora da Rússia”, disse Pushkov. “Dependerá do próprio Snowden.”
Acrescentou também que o pai de Snowden acredita que seu filho não teria um julgamento justo nos Estados Unidos.
Mr.  Pushkov fez seus comentários em um cenário de ampla crítica aos  programas de espionagem norte-americanos que vieram à luz durante o  verão, e apontou para o grande volume de informações que as autoridades americanas são capazes de reunir.
“Os EUA criaram um sistema Big Brother”, disse Pushkov.
Participantes norte-americanos no painel continuaram a criticar Snowden por vazar informações sobre o esquema de vigilância.
O senador John McCain, republicano do Arizona, declarou que o Snowden deve ser condenado. “O Sr. Snowden violou um juramento, e isso é um fato “, disse ele. “O dano causado têm sido exagerado, porque estamos ouvindo do Sr. Snowden.”
O comentário gerou críticas de Pushkov, que disse que em primeiro lugar os tribunais devem examinar as provas.
Jane Harman, democrata e ex-membro da Câmara da Califórnia, disse que Snowden deve ir a julgamento. Ela  também defendeu alguns dos trabalhos que a comunidade de inteligência  havia feito, apontando para o que tem sido descrito como o rompimento de  54 possíveis planos terroristas.
Harman complementou que foram garantidas algumas mudanças para as iniciativas de coleta de dados. “Precisamos mudar o sistema?”, ela disse. “Eu acho que deveríamos.”

 

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo