Revelações de Snowden sobre NSA ainda repercutem, um ano depois

jun 5, 2014 | Notícias | 0 Comentários

rp_32c3e54f69454675427c48ace112c9dbeb435988.jpg

A exposição da rede mundial de espionagem americana, revelada há um ano por Edward Snowden, ainda incomoda os Estados Unidos, mas não levou a uma verdadeira reforma no sistema de vigilância.

Um artigo assinado pelo jornalista americano Glenn Greenwald, publicado no jornal britânico The Guardian, reproduziu o conteúdo de documentos da Agência de Segurança Nacional (NSA), iniciando a série de revelações que abalaram a comunidade internacional.

O primeiro texto continha a ordem de uma corte secreta americana à empresa de telefonia Verizon forçando-a entregar uma lista de dados de chamadas telefônicas de milhões de pessoas à NSA e ao FBI, a polícia federal americana.

As descobertas afetaram as relações dos EUA com diversos países, inclusive aliados como Alemanha e Brasil, e provocaram uma onde de indignação ao mostrar que os próprios cidadãos americanos eram vítimas de espionagem indiscriminada.

Para Benjamin Wittes, do instituto Brookings, o verdadeiro problema não é a agência estar fora de controle, mas sim o desequilíbrio entre as necessidades de segurança e a proteção à vida privada.

“Demos à NSA um poder enorme de vigiar comunicações de pessoas comuns. O escândalo é que isso seja legal”, denuncia Janeel Jaffer, da ACLU, entidade que defende as liberdades civis.

 

– Herói ou traidor? –

 

Snowden, que trabalhou como técnico de inteligência para a NSA, inicialmente refugiou-se em Hong Kong para vazar os documentos. No entanto, durante uma tentativa de chegar ao Equador, os Estado Unidos cancelaram seu passaporte, obrigando-o a permanecer na zona internacional do aeroporto de Moscou. Depois de 40 dias a Rússia lhe deu um asilo temporário de 1 ano.

A divulgação dos documentos custou caro a Snowden: além de não poder viajar a outro país, Washington insiste que ele deve ser processado por traição, por ter revelado documentos secretos.

Enquanto autoridades pedem a sua prisão, uma pesquisa recente da empresa Tresorit, divulgada pela revista Newsweek, revelou que 55% dos americanos considera que Snowden tomou a atitude correta, contra 29% que pensa o contrário.

O secretário de Estado americano, John Kerry, afimou na semana passada que Snowden deveria portar-se “como um homem” e retornar ao seu país, para ser processado por espionagem.

 

– Aterrissagem forçada –

 

O caso teve repercussões importantes na América Latina.

Em julho do ano passado, quando o escândalo já durava um mês, o avião do presidente boliviano, Evo Morales, foi obrigado a aterrissar na Áustria, para ser revistado por suspeitas de que transportava Snowden, por estar vindo da Rússia.

Pouco depois, Greenwald – que vive no Rio de Janeiro – publicou documentos mostrando que as conversas privadas da presidente Dilma Rousseff foram interceptadas.

Dilma, que tinha uma visita de Estado a Washington agendada para outubro, concordou com Obama em “adiar” a viagem. Ao contrário do que fez com a alemã Angela Merkel, que também teve suas conversas monitoradas, Obama e seu governo não se desculparam com a presidente do Brasil.

Os documentos também mostraram que as comunicações do então candidato presidencial mexicano Enrique Peña Nieto.

Há uma semana, Snowden deu uma longa entrevista à TV Globo, onde afirmou que pediu formalmente asilo ao Brasil. O governo, no entanto, nega que tenha recebido a solicitação.

 

link fonte

https://br.noticias.yahoo.com/revela%C3%A7%C3%B5es-snowden-nsa-ainda-repercutem-ano-205149963.html

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo