Represália dos leitores da Desciclopédia ao Facebook

Foi graças à arquitetura do próprio Facebook que, na noite da última quinta-feira, 25, os brasileiros encontraram mensagens bizarras no link que limpa todas as notificações recebidas. Em lugar de “Marcar todas como lidas”, apareciam coisas como “Na União Soviética, a Desciclopédia derruba o Facebook”, “SAI FEMINAZI VOLTA DP” e outras.

AUDOA

A confusão aconteceu como represália dos leitores da Desciclopédia ao Facebook porque a página do site que satiriza a Wikipédia foi tirada do ar. Segundo o site Manual do Usuário, o que aconteceu foi um movimento em massa, orquestrado por membros da Desciclopédia para manipular a ferramenta de tradução automática da interface do Facebook. As páginas da Desciclopédia muitas vezes veiculam quantidades absurdas de conteúdo agressivo sobre minorias e movimentos sociais sob a justificativa de ser apenas “humor”.

“O motivo pelo qual isso for organizado foi a queda da nossa segunda fanpage de quase 30 mil membros. Ai entrei no nosso grupo dizendo que não daria continuidade ao projeto, pois o facebug se tornou uma rede social politicamente correta, impossível de satirizar ou debochar do cotidiano do dia dia. Quando me dei conta, o grupo tinha armado uma forma de protesto contra a queda e então a magia aconteceu. perdemos nossa página, mas ganhamos a atenção de muita gente, até de quem nos odeia. rsrs”, disse Fábio Araújo Rothman, administrador da Desciclopédia.

O Facebook incentiva seus usuários a melhorar a tradução do site, assim como fazem o Twitter e outros serviços da web. Basta acessar o aplicativo de tradução do site e, em poucos passos, qualquer um se torna colaborador. O que aconteceu neste caso é que os internautas agiram focados em um único pedaço de texto, votando em massa nas mensagens apontadas por eles até que elas substituíssem a que traduz corretamente o “Marcar todas como lidas”.

 

 

Já que você está aqui…

… nós estamos pedindo por um pequeno favor. Diferente de outras organizações, não recebemos dinheiro de governos e nem de empresas. Também não cobramos por acessos às nossas ferramentas. O Partido Pirata é uma organização independente que luta por direitos digitais, o livre compartilhamento de informações, privacidade para as pessoas e transparência de governos e corporações. Somos pessoas voluntárias tentando construir dia após dia o partido e precisamos de dinheiro para colocar algumas ideias em prática e cobrir diversos gastos. Isso requer muito trabalho e fazemos pois acreditamos que a nossa perspectiva importa porque –  também pode ser sua perspectiva.


Kommentare

3 comments for Represália dos leitores da Desciclopédia ao Facebook

  1. Leon commented at

    Desciclopédia não passa de um panfleto machista, racista e o caralho a quatro. Seus “contribuidores” nem tentam mais fazer piadas, escrevem realmente ataques diretos, principalmente às mulheres, o tempo todo chamando-as de depósito ou coisas piores. Para completar são totalmente hipócritas criticando o facebook por censura, se em seu próprio site qualquer crítica mínima à violência praticada é censurada, até mesmo no histórico! Seu conceito de liberdade de expressão é bem seletivo, a começar que escolhem covardemente como alvos de “humor” grupos que já têm pouca voz na sociedade, se não exclusivamente, de maneira bastante focada com certeza. O formato de wiki é só fachada. A imagem usada é bem apropriada, Desciclopédia é o lixo do lixo do hue br, um 4chan sem criatividade nem graça com somente as partes escrotas.

    • desciclope commented at

      calaboca wikipediano do caralho.
      vai para a wikipedia fazer as tuas merdas emo de bosta
      gloria a desciclopedia
      PS: sei o teu ip (sqn)

Deixe uma resposta

Notice: Comments reflect the opionions of those who did wrote theme. Allowing people comment here, doenst mean, that we also agree with them.

Your email address won't be displayed. Required fields are marked with this sign: *

More information

Arquivo de posts