NSA causou ‘blecaute’ na internet da Síria em 2012, diz Snowden

ago 14, 2014 | Notícias | 0 Comentários

nsa

NSA causou ‘blecaute’ na internet da Síria em 2012, diz Snowden

Declaração foi feita em entrevista à revista ‘Wired’.
País ficou sem internet e telefonia em novembro de 2012.

Altieres Rohr Especial para o G1

Em entrevista concedida à revista “Wired”, Edward Snowden, ex-colaborador da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA), revelou que foi o governo norte-americano o responsável pelo “blecaute” da comunicação ocorrido na Síria em novembro de 2012.

Snowden disse à “Wired” que ouviu de outro oficial de inteligência que a unidade de “hackers” da NSA, a TAO (Tailored Access Operations), tentou instalar um código malicioso em um dos principais roteadores da Síria. O acesso daria à NSA acesso ao tráfego de internet da Síria, permitindo a leitura de e-mail e outras comunicações.

No entanto, a instalação do código falhou e o roteador ficou em um estado conhecido como “brick” (tijolo, em português). O “brick” ocorre quando o código operacional de um equipamento está danificado ou tem alguma falha que impede o funcionamento. Com isso, toda a conexão de internet da Síria que passava por aquele ponto foi interrompida.

Em 2012, a falha nos serviços de comunicação foi atribuída à instabilidade do país. É a primeira vez que o governo norte-americano foi relacionado ao ocorrido.

Snowden disse que o maior temor da NSA era que o ataque fosse descoberto – o que não ocorreu. Um dos hackers do governo também teria feito uma piada dizendo que, se o ataque fosse identificado, Israel poderia levar a culpa.

 

Fonte G1

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo