Governo dos EUA força suspensão do serviço de email utilizado por Snowden

Por Fábio Seletti

O Lavabit, correio eletrônico utilizado para vazamento dos dados do PRISM para o mundo, foi desativado. Em nota  divulgada dia 8 no endereço do site, o proprietário, Ladar Levison, relata as motivações: “Fui forçado a tomar essa decisão difícil: virar cúmplice de crimes cometidos contra o povo americano ou abandonar 10 anos de trabalho duro e desligar o Lavabit. Depois de uma reflexão profunda, decidi suspender as operações. Eu gostaria de poder divulgar publicamente os eventos que levaram a essa decisão, mas não posso”.

Percebe-se que o serviço foi retirado do ar porque Levison recusou-se a colaborar com ações de espionagem por parte do governo norte-americano. No mesmo dia, a Silent Circule, empresa que também oferecia email criptografado, Silent Mail, anunciou a retirada desse  serviço.

Mas há esperança…

Kim Dotcom, proprietário do Mega, com as notícias do fechamento, decidiu criar um serviço encriptado para encerrar essa lacuna. No entanto, para se ausentar de perseguições por parte do governo dos EUA (é sempre bom lembrar que fim teve o Megaupload…), o empresário pretende mudar seus servidores para países pequenos, sobretudo os que não tenham inimigos políticos, nem alta tecnologia de espionagem. “Eles  não espiam o mundo e eles não se importam. Países como a Islândia vão ter um aumento na procura de seus serviços de internet. Há uma grande oportunidade para essas nações menores na medida em que as empresas vão deixar os Estados Unidos à procura de um novo lar”, relatou Dotcom ao Torrent Freak.

Fontes: Mundobit, Tecmundo, Ionline

Já que você está aqui…

… nós estamos pedindo por um pequeno favor. Diferente de outras organizações, não recebemos dinheiro de governos e nem de empresas. Também não cobramos por acessos às nossas ferramentas. O Partido Pirata é uma organização independente que luta por direitos digitais, o livre compartilhamento de informações, privacidade para as pessoas e transparência de governos e corporações. Somos pessoas voluntárias tentando construir dia após dia o partido e precisamos de dinheiro para colocar algumas ideias em prática e cobrir diversos gastos. Isso requer muito trabalho e fazemos pois acreditamos que a nossa perspectiva importa porque –  também pode ser sua perspectiva.


Deixe uma resposta

Notice: Comments reflect the opionions of those who did wrote theme. Allowing people comment here, doenst mean, that we also agree with them.

Your email address won't be displayed. Required fields are marked with this sign: *

More information

Arquivo de posts