App revela mapa de localização de usuários do Facebook

‘Marauder’s Map’ é o nome da extensão para o navegador Chrome, uma referência ao “Mapa do Maroto” da série Harry Potter. O mapa nas histórias revela todos os passos de quem estivesse em Hogwarts; no caso dessa extensão, o que se revela são os passos de quem está no Facebook. (Veja a extensão aqui).

Todas as informações de localização utilizadas são aquelas que o próprio aplicativo fornece. “Você pode não acreditar que essas mensagens etiquetadas com a localização fornecem dados realmente invasivos sobre qualquer um, desde que ele esteja usando o app, com o GPS ligado e escolha compartilhar sua localização”, afirmou Aran Khanna, estudante da Universidade de Harvard e criador do plugin. Khanna ainda afirmou em seu site que havia sido convidado para um estágio na rede social de Zuckemberg a partir de junho deste ano.

O estudante observa que a tecnologia empregada na localização é precisa o suficiente para indicar a posição de um amigo com a margem de erro de menos de um metro. Por isso, saber se a mensagem foi enviada do banheiro ou do quarto não é problema. Depois de criar a extensão, Khanna começou a analisar o comportamento de seus colegas: em que dormitórios viviam e quais eram suas agendas de atividades, por exemplo.

Ele descobriu ainda que seu app poderia mostrar a localização de pessoas de quem não era amigo no Facebook. Isso ocorreu porque ele fazia parte de um chat em grupo que reunia também desconhecidos. As mensagens deles também exibiam informações enviadas pelo GPS.

“O principal problema é que todas as vezes que você liga seu telefone e manda uma única mensagem, é muito fácil esquecer sobre sua informação de localização sendo anexada a ela”, afirmou.

“Eu decidi escrever essa extensão porque nós estamos constantemente sendo avisados de como estamos perdendo privacidade com o aumento da digitalização de nossas vidas, ainda que as consequências nunca parecem tangíveis. Com esse código, você pode ver por você mesmo o uso potencialmente invasivo das informações que você compartilha e decidir por si só se isso é algo com que se preocupar.”

Essa permissão vem configurada como padrão no Facebook Messenger.

'Marauder's Map'

‘Marauder’s Map’, extensão para Chrome que mostra a localização de amigos no Facebook depois de conversas pelo Messenger.

Já que você está aqui…

… nós estamos pedindo por um pequeno favor. Diferente de outras organizações, não recebemos dinheiro de governos e nem de empresas. Também não cobramos por acessos às nossas ferramentas. O Partido Pirata é uma organização independente que luta por direitos digitais, o livre compartilhamento de informações, privacidade para as pessoas e transparência de governos e corporações. Somos pessoas voluntárias tentando construir dia após dia o partido e precisamos de dinheiro para colocar algumas ideias em prática e cobrir diversos gastos. Isso requer muito trabalho e fazemos pois acreditamos que a nossa perspectiva importa porque –  também pode ser sua perspectiva.


Kommentare

One comment for App revela mapa de localização de usuários do Facebook

Deixe uma resposta

Notice: Comments reflect the opionions of those who did wrote theme. Allowing people comment here, doenst mean, that we also agree with them.

Your email address won't be displayed. Required fields are marked with this sign: *

More information