Acabou de se tornar ainda mais difícil para a NSA espionar sua atividade virtual

jun 10, 2014 | Tradução | 0 Comentários

Fonte: IntelFreePress/Flickr (CC BY-SA 2.0)

Uma coalisão de grandes websites incluindo Tumblr, Wikipedia e WordPress anunciou uma transição para o protocolo SSL de criptografia como parte da campanha Reset the Net, um dia de ativismo realizado no aniversário de um ano da publicação dos primeiros vazamentos envolvendo a NSA feitos por Edward Snowden. Essas empresas são responsáveis por centenas de milhares de websites, incluindo alguns dos mais populares na Internet.
Quando você navega pela Internet, você deixa rastros. Quando o SSL é ativado (o que é indicado na barra de endereço de seu navegador por um endereço começando com “https” e um ícone de cadeado), sua navegação é protegida de vigilância empregada por governos, corporações e hackers.
A campanha Reset the Net incentiva a adoção em massa de criptografia como ferramenta na luta contra a vigilância em massa.
O uso de criptografia aumenta siginificativamente os custos da vigilância e os obstáculos à mesma, disse o especialista em segurança Bruce Schneier às pessoas presentes no Personal Democracy Forum (PDF) na cidade de Nova Iorque. “É um argumento essencialmente econômico, mas funciona”, disse.
Nesta semana, Snowden declarou apoio à campanha Reset the Net, considerando a mesma um meio através do qual as pessoas podem “tomar de volta” sua privacidade.
Hoje, podemos começar o trabalho efetivo de acabar com a coleta de nossas comunicações virtuais, mesmo que o Congresso dos EUA falhe em fazer o mesmo”, escreveu Snowden. “Esse é o início de um momento no qual as pessoas começam a proteger nossos direitos humanos universais através das leis da natureza e não das leis das nações”.
“Precisamos criar um movimento de criptografia em massa”, disse à audiência no PDF Jillian York, uma ativista da Electronic Frontier Foundation. A invés de servir às pessoas que já trabalham com teconologia e ensinar o padre o rezar, as pessoas que trabalham com criptografia devem pensar primariamente acerca da experiência de usuários e usuárias, de forma que qualquer pessoa leiga possa se proteger online.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo