Seus… seus… seus PIRATAS!

mar 4, 2017 | Artigos e Publicações, Notícias, Opinião PIRATA | 0 Comentários

Algumas considerações das besteiras que falam sobre o Partido Pirata nas redes sociais.

por Guanyin

“QUEM NÃO DEVE NÃO TEME”

Sempre que apresentam uma lei vigilantista, ou denúncias de que governos e corporações foram longe demais, alguém vem com essa. Dizer que não liga para privacidade por não ter nada a temer é o mesmo que dizer que não se importa com liberdade de expressão por não ter nada para falar. Neste caso, melhor não falar nada mesmo…

“FALA DE CORRUPÇÃO MAS BAIXA MP3”

A principal fonte de remuneração dos músicos profissionais não é a renda dos direitos autorais, mas os cachês de seus shows. A pirataria têm contribuído muito para aumentar a remuneração de novos talentos. Antes, o músico dependia do investimento da gravadora para se tornar conhecido. Hoje, a Internet cumpre o papel de divulgação. De qualquer forma, ouça a música ’Copiar não é roubar’

 

“BLACK BLOC TERRORISTA”

O PIRATAS não é adepto da violência como promoção de suas políticas. Entretanto, temos como cláusula pétrea a resistência e combate a toda forma de opressão. Se a polícia age com violência desmedida em alguma ação, é natural e legítimo que algumas pessoas resistam e tentem proteger outros ao seu redor. Leia o ’Guia Pirata de Manifestações’, versão brasileira de artigo de um pirata novaiorquino.

 

“VOCÊS SÃO FINANCIADOS PELO SOROS!”

Por mais que se negue, há quem insista que o Partido Pirata é uma iniciativa de George Soros. Os fatos são diferentes: piratas denunciam práticas de globalistas ao redor do mundo. Piratas no Brasil se inscreveram na Chaos Computer Club da Alemanha com apresentação sobre os perigos do ativismo social financiado pelo grande capital. Já na Holanda, Ancilla van de Leest, líder do Partido Pirata por lá, tem denunciado as manobras de Soros na Ucrânia como forma de entrar na União Europeia para privatizar a distribuição de água e outros serviços. E, por último, o Tratado Trans Pacífico, recentemente enterrado e que era muito importante para Soros, foi combatido em todo o mundo por piratas de diversos países, como em nosso vizinho Chile.

Piratas denunciam o ativismo social financiado por corporações

 

“VOCÊS SÃO TUCANONYMOUS!”

De certa forma, Anonymous está para o Partido Pirata como o Greenpeace está para o Partido Verde (não exatamente o PV brasileiro – existem partidos desse tipo pelo mundo afora). Vários membros de Partidos Pirata pelo mundo são ativos em ’células Anon’. Até aí, tudo bem. Mas há certos grupos autointitulados ’Anonymous’ que são verdadeiramente fakes e frequentemente denunciados por outros grupos, seja no Brasil ou lá fora.  A forma de identificar se um grupo Anon é legítimo não é tão difícil quanto parece, mas aqui está um bom artigo sobre isso: ’A Maior Página Anonymous do Facebook é Fake

então tá… né

 

“SATÉLITE DO PT”

O Partido Pirata tem se manifestado contrário as práticas tradicionais de partidos brasileiros. A acusação de ser “satélite do PT” está ligada mais a certas pautas dos PIRATAS que a um apoio (que não há) ao Partido dos Trabalhadores.

Inegavelmente os Partidos Pirata do mundo, assim como no Brasil, possuem bandeiras ditas ‘progressistas’ ou, em outras palavras, ‘liberais clássicas’, tais como Estado Laico, defesa de igualdade de gênero, autodeterminação individual e proteção de direitos fundamentais, humanos e civis.

Essas bandeiras ficaram historicamente em segundo plano nos partidos ditos de direita e acabaram por serem recentemente empunhadas pela esquerda. Ainda assim, basta levantar algum desses temas que alguém já grita “Satélite do PT!” Para tornar a coisa mais ridícula, existem ainda aqueles que dizem coisas do tipo “Só no Brasil é que o Partido Pirata defende gays”. Ainda que mostremos piratas em passeatas gays ao redor do mundo, eles não se convencem. Diversas pautas progressistas de nosso programa foram inclusive copiadas de Partidos Pirata europeus, e por isso não tem sentido dizer que estaríamos desvirtuando algo feito lá — outra “acusação” recorrente nas redes sociais.

Sobre o posicionamento ideológico, o Partido Pirata não se apresenta nem como esquerda nem como direita, tendo entre seus quadros desde anarquistas, socialistas, liberais e pensadores livres. Existem diversos artigos de opinião sobre o assunto, sendo o mais recente Partido Pirata: Esquerda ou Direita

Rick Falkvinge e o Partido Pirata Sueco (o primeiro Partido Pirata) em Parada do Orgulho

 

O QUE QUEREM OS PIRATAS AFINAL?

O Partido Pirata (a sigla não é “PP” mas sim PIRATAS) é um partido político do Brasil , participante de uma rede de partidos piratas espalhados pelo mundo, que surgiram após o impacto da formação do Partido Pirata da Suécia, em 2006.

O movimento dos partidos pirata levanta algumas bandeiras, bem como defender o acesso à informação, o compartilhamento do conhecimento e o direito à privacidade, ameaçado pelas tentativas de governos e corporações de controlar e monitorar os cidadãos.

O Programa Político do Partido Pirata é sempre atualizado a cada Assembleia Nacional. Acesse o programa através desse link e tire suas dúvidas sobre diversos outros posicionamentos.

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. ‘Eu vou matar esses anarquistas’ | PIRATAS - […] midiativistas e piratas não raramente são chamados de “fascistas”, “liberais” ou “perturbadores da unidade da esquerda” por exporem as…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo