Qual é o primeiro partido político do Brasil a aceitar bitcoins?

set 10, 2017 | Ativismo, Internet, Notícias | 0 Comentários

Se você chutou Partido Pirata, acertou! Se você não sabe o que é  bitcoin — e nem o que é Partido Pirata — leia o artigo abaixo!

O Partido Pirata  surgiu no Brasil enquanto movimento no final de 2007, a partir da rede Internacional de Partidos Pirata, pela defesa do acesso à informação, do compartilhamento do conhecimento, da transparência na gestão pública e da privacidade – direitos fundamentais que são ameaçados constantemente pelos governos e corporações para controlar e monitorar os cidadãos. Buscando levar questões como horizontalidade e descentralização para o âmbito financeiro, o Partido Pirata no Brasil decidiu aceitar bitcoins como uma das formas de financiar suas atividades no país.

Mas o que é Bitcoin?

Bitcoin é uma moeda como o real, o dólar, o euro, só que virtual. Ela não é emitida por nenhum Banco Central e é liberada por um software. Já o processo de adicionar registros de transações ao livro razão público do Bitcoin é chamado de “mineração”, que armazena transações passadas.

O Partido Pirata e o Bitcoin compartilham ideologias. “Não apenas nossas raízes digitais, mas também como nossas comunidades veem o mundo e se organizam”, diz o tesoureiro do Partido Pirata, Wilson Apolinário da Silva.

A linguagem do Partido Pirata sinaliza um claro contraste com o estabelecido dos partidos tradicionais do Brasil, agora mais do que nunca. Muitas pessoas comparam o papel do PIRATAS em relação ao poder político ao poder de hackers.  “Eu definitivamente abordo este trabalho a partir da perspectiva hacktivismo”, disse o secretário Maicom Galdino de Souza. “Eu não quero aprender o que não é possível, porque é assim que eu sei sobre limitações, começo a respeitá-las. É melhor fingir que você não conhece as limitações, para que você possa quebrá-las.”

A iniciativa pirata envolve partidos em mais de 60 países. No entanto, algumas circunstâncias relacionadas ao sistema político partidário do Brasil fazem com que este tipo de partido fique sujeito às sombras ao lado do resto da inovação tecnológica mundial. Cabe então a nós, tanto jovens quanto mais experientes, o dever de contribuir para a melhoria e atualização de nossos sistemas, levando nossos países, também, para o século XXI.

Se você já é um usuário do Bitcoin e quer fazer uma doação aos PIRATAS, envie para:

15QdH4LZWRKu26WyAdDTZUTyUMAo1obpWX

 

SAIBA COMO FUNCIONA O BITCOIN

Veja como funcionaria uma compra de um telefone celular por meio do bitcoin.

Além do BTC você poderá doar em cartão de crédito e transferência via Paypal e PagSeguro.

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Partido Pirata é o primeiro partido a aceitar bitcoins no Brasil - FsocietyBr - […] Fonte: Partido Pirata […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo