#FreeBogatov: Preso por compartilhar um vídeo de Kanye West?

jun 20, 2017 | Artigos e Publicações, Ativismo, Notícias, Tradução | 0 Comentários

por KaNNoN

Dmitry Bogatov foi preso na Rússia em 6 de abril, acusado de incitar atividades terroristas publicando materiais “extremistas” on-line. Há uma dúvida significativa em torno da legitimidade das acusações que levaram à prisão de Bogatov, principalmente com o suposto compartilhamento do vídeo de Kanye West e Jay-Z ‘No Church in the Wild’.

Traduzido de FreeBogatov.org

Quem é? 

Desenvolvedor de software, professor de matemática na Universidade de Direito e Finanças de Moscou, apoiador de software livre, colaborador de projetos Debian e GNU e parte do movimento esperantista. 

Do que ele é acusado? 

Bogatov é acusado de publicar material extremista na internet. 

Ele é acusado com base no item 2 do artigo 205.2 do Código Penal russo (incitamento de atividades terroristas ou justificação do terrorismo através da Internet), item 1 do artigo 30, item 1 do artigo 212 (arranjo da preparação de distúrbios em massa). 

Segundo a acusação, alguém com o nickname de “Airat Bashirov” publicou duas mensagens no site sysadmins.ru em 29 de março. “Airat Bashirov” acessou sua conta de 104 endereços IP diferentes e localizados em diferentes países, incluindo o endereço IP de Dmitry Bogatov. 

Para sustentar a necessidade de detenção de Bogatov, o investigador citou um vídeo que mostraria “distúrbios em massa e desobediência a policia”. O único vídeo postado por Airat Bashirov é um clipe musical de Kanye West e Jay-Z “No Church in The Wild”. 

A justificativa da prisão também foi fundamentada pelo fato de que Dmitry planejava visitar a Itália em 12 de abril. Naquela época, a Itália recebeu o Festival Internacional da Juventude Esperanto (https://iej.esperanto.it), que Dmitry pretendia ir com sua esposa. 

Por que ele é inocente? 

Dmitry Bogatov não publicou as mensagens das quais ele é acusado Ele mantinha um nó de saída Tor, o que não é ilegal na Rússia, e ele não está sendo acusado por isso. 

Tor é um software especial que roteia o tráfego da Internet através de circuitos aleatórios construídos a partir de servidores localizados em todo o mundo. Os nós de saída são usados ​​como últimos servidores no circuito, é por isso que seus endereços aparecem nos logs. O nó de Dmitry estava online pela última vez em 5 de abril de 2017. 

“Airat Bashirov” também usou a rede Tor para postar mensagens pelas quais Dmitry é acusado. 

Mesmo após a prisão de Dmitry, “Airat Bashirov” continua enviando mensagens. Os fóruns de notícias “Open Russia” e “Mediazona” até conseguiram falar com ele . In a comment to the Mediazona he confirmed that he used Tor. Em um comentário ao Mediazona, ele confirmou que usava Tor. 

No momento em que as mensagens de Bashirov foram postadas, Dmitry não estava em casa. Ele estava em um clube de fitness com sua esposa e depois visitaram uma loja de produtos. Isso é confirmado por imagens de câmeras de segurança. 

Como posso ajudar? 

Compartilhe informações sobre o caso 

Quanto mais atenção for dada, mais chances de conseguirmos a libertação de Dmitry. 

Coloque um banner no seu site https://freebogatov.org/en/materials ou use-o como avatar. 

Use a hashtag oficial #freeBogatov nas redes sociais. 

Doe para ajuda legal para Dmitry 

A família de Dmitry precisa de ajuda para pagar advogados, especialistas independentes e outras despesas. 
Se você não pode fazer doações por BitCoin, escreva-nos mailto:[email protected] 
Carteira Bitcoin: 1DAQicntXrUquSytKrobL5j6NzpgjeFWXo

Escreva uma carta de apoio  

Dmitry está sendo mantido em um centro de detenção pré-julgamento e com acesso limitado à informação. Para Dmitry, cartas são quase a única maneira de entrar em contato com o mundo exterior, e é importante que ele saiba que pessoas o apoiam. Infelizmente, só é possível escrever em língua russa. 

Se você escreve em russo, confira o site RosUznik (http://rosuznik.org/arrests/bogantov) ou veja a versão russa desta página, ela tem instruções sobre como escrever diretamente para o Dmitry. 

Por outro lado, podemos traduzir sua carta e envia-la. Entre em contato através de [email protected] (chave GPG: 0xC70F74F7211C6E36). 

Execute um nó de Tor com nick de Bogatov ou KAction em solidariedade. 

Ativistas de Tor lançaram um flashmob em 12 de abril e chamam todos administradores Tor para rodar ou renomear seus nós usando #freeBogatov ou #KAction. 

O site do Projeto Tor tem um guia https://www.torproject.org/docs/tor-relay-debian.html.en sobre como fazê-lo. Você pode executar o nó em sua casa (nesse caso, recomenda-se que não execute um relé de saída, mas o relé intermediário, dessa forma nenhuma atividade negativa virá do seu IP). 

Você também pode limitar a largura de banda se não quiser dar largura de banda total à rede Tor ou alugar um servidor. Aqui está uma lista de hosters https://trac.torproject.org/projects/tor/wiki/doc/GoodBadISPs por ativistas que estão executando nós de Tor. Até o dia 18 de abril, 45 nós de entrada e saída foram lançados em solidariedade com Dmitry. Veja aqui https://atlas.torproject.org/#search/bogatov uma lista de nós.

Apoio e Mídia


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo