Piratas gregos ultrapassam o SYRIZA em eleições para “Aristóteles”, associação de professores de Atenas

jun 16, 2015 | Notícias, Partido Pirata Internacional | 0 Comentários

A coisa mais impressionante sobre a Piratas na Educação [Πειρατές στην Εκπαίδευση, organização sindical autônoma] é que, em Aristóteles, uma das maiores associações de professores de Atenas, pela quarta vez seguida, piratas conseguiram mais votos nas eleições da associação do que seus colegas apoiados pelo partido governamental SYRIZA. 

As eleições para o “parlamento de professores, os Representantes na Assembleia Geral da Federação de Professores da Grécia [Διδασκαλική Ομοσπονδία Ελλάδας, abreviada como “DOE”] consistiu de mais de 500 professores, e ocorreram nacionalmente no dia 4 de junho de 2015.

Piratas na Educação participou nas urnas de 2 das 33 associações na região de Attiki (Grécia central, incluindo Atenas, Pireu, ilhas e arredores), em Aristóteles com 10 candidatos (5 mulheres e 5 homens) e pela primeira vez no Peristeri, com um candidato. Professores piratas mantiveram o assento que já tinham na Aristóteles desde 2013 e obtiveram 7.6%  (68 votos), enquanto o SYRIZA contabilizou apenas 4.1% (37 votos).

Thanasis Gounaris, presidente do Comitê do Partido Pirata da Grécia, reeleito como representante para a Assembleia Geral da Federação de Professores da Grécia. “O resultado é fruto de um trabalho infindável e contínuo que vem sendo realizado nos últimos dois anos”, Gounaris disse ao Pirate Times – e completou: 

“Durante a campanha eleitoral, a associação Piratas na Educação visitou seus colegas em cada escola de sua região, publicou novos cartazes com lemas como “um compasso tem 360 graus” e “nem direita, nem esquerda, mas adiante”, teve uma presença dinâmica na escola no dia da eleição e conseguiu persuadir os professores a renovar sua confiança e votar na associação pirata. É uma grande honra representar a voz do movimento pirata no parlamento docente e estou ansioso para fazê-lo novamente na Assembleia Geral da Federação [DOE] no final de junho”.

A associação Piratas na Educação, fundada em 2012 (vide a entrevista prévia de Gounaris’s ao Pirate Times), é uma organização sindical autônoma ligada aos princípios fundamentais do movimento pirata e do Partido Pirata da Grécia. Após seu sucesso, publicou o seguinte press release:

“Piratas na Educação” gostaria de agradecer nossos membros, amigos e apoiadores que nos deram 7.6% na eleição para representante na Assembleia Geral da Federação [DOE] e nos ajudaram a reeleger um representante e superar em porcentagem e número de votos o governamental SYRIZA e o PASOK, que não elegeu nenhum representante.

A luta por democracia e participação genuína de todos os professores na tomada de decisões sobre suas vidas e trabalho continua.

O modelo operacional ultrapassado da Federação [DOE], com sindicalistas seguindo as escolhas de seus partidos, deveria ser trocado por um sistema de Consulta Interativa Direta e Digital na qual professores, como um sindicato, deveriam processar, escolher e colocar em votação eles próprios suas preocupações.

Em tal sistema, o papel da Federação de Professores será apenas implementar as decisões dos professores e nada mais.

O status quo sindical e os partidos sistêmicos que o apoiam opõem-se ferozmente a essa ideia porque eles perderão sua razão de ser.

Piratas na Educação

“Liberdade em toda parte, poder para as bases”.

  

Todas as fotos sob: CC-BY-Pirates In Education

Tradução para o português de:

http://piratetimes.net/pirate-teachers-stay-above-syrizas-union-ballot-in-athens-aristotle/

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo