Senador dos EUA defende novo Exército contra “Piratas Espaciais”

maio 17, 2019 | Destaque, Notícias | 0 Comentários

a maior prova de que afirmações e ideias ridículas não são exclusividade do Brasil.

artigos originais aqui, aqui e aqui (sim, é sério)

O Senador Republicano Ted Cruz destacou um aviso a respeito do perigo de Piratas Espaciais na última quarta-feira, 15 de maio de 2018, em apoio à destinação de verbas para a criação das Forças Espaciais, uma expansão extra-planetária do Exército Americano proposta pelo Presidente Donald Trump.

“Desde que os antigos Gregos se lançaram ao mar pela primeira vez, nações reconheceram a necessidade de forças navais e de manter uma capacidade superior para proteger viagem marítima e o comércio de agentes mal-intencionados”, disse Ted Cruz, líder da sub-comissão de aviação e espaço acrescentando:

“Piratas ameaçaram os altos-mares e o mesmo é possível no espaço. Da mesma maneira, eu acredito que nós também devemos reconhecer a necessidade das Forças Espaciais para defender a nação e proteger o comércio espacial e a exploração civil espacial”.

Para fomentar a iniciativa, a administração Trump está requisitando 2 bilhões de dólares de financiamento do Congresso para a criação das Forças Espaciais. O novo agrupamento militar está previsto para contar com 15.000 participantes, sendo que a maioria deles serão transferidos de posições já existentes. Nos próximos anos o orçamento anual poderá atingir a um valor adicional de 500 milhões a 10 bilhões de dólares que já estão gastos em programas espaciais públicos, reportou o Defense News.

Apesar de Piratas Somalis armados terem aterrorizado as águas do chifre da África uma década atrás, sua atividade diminuiu nos anos mais recentes graças à robusta resposta militar de várias nações, incluindo os Estados Unidos. O declínio da Venezuela no caos político é parcialmente culpabilizado pela ascensão da pirataria no Caribe. Ainda assim, nenhuma dessas ameaças possui os recursos para – por enquanto – montar uma ameaça crível além dos limites da atmosfera terrestre.

Tampouco há qualquer comércio interplanetário que possa se mostrar como alvo lucrativo para Piratas.

Em Fevereiro, Trump assinou uma diretiva ordenando o Pentágono a implementar as Forças Espaciais como o sexto ramo do Exército dos Estados Unidos. Os cinco já existentes são o Exército, a Marinha, a Força Aérea, A Infantaria Naval e a Guarda Costeira. Meses antes, um fundo eleitoral privado (super-PAC) que apoia o presidente pedia a apoiadores para votarem no novo logo para as tropas extra-terrestres.

Quando os Democratas reassumiram controle da Câmara dos Deputados, no entanto, as perspectivas para as Forças Espaciais se tornaram incertas. Em Março, Adam Smith, deputado democrata de Washington, que lidera a comissão de serviços armados domésticos, tentou amenizar as expectativas das Forças Espaciais.

“Será diferente do que a Casa Branca propôs. Três ou mais generais de quatro-estrelas não irão nos fazer mais fortes no espaço”, afirmou Smth.

Mesmo os maiores defensores de Trump entre os Republicanos questionaram a premissa de que os Estados Unidos precisam criar um novo agrupamento militar e repassar a jurisdição do espaço e seus piratas da Força Aérea.

“Isso não estava em minha agenda porque eu não acho que precisamos disso”, disse o Senador Republicano de Oklahoma James Inhofe, líder da comissão de Serviços Armados. “Mesmo quando o assunto veio a tona, eu disse que há duas coisas para analisar. Uma, ela será capaz de fazer um trabalho melhor do que está sendo feito hoje? E dois, isso vai custar mais – quanto dinheiro isso irá custar?”.

Ao ser fortemente ridicularizado no Twitter pela afirmação envolvendo Piratas Espaciais, o Senador Ted Cruz revelou que a verdadeira preocupação dele é com outras nações como a China, que já mostraram ter capacidade de destruir satélites no espaço.

5cdc5bd62100003500d0cb27

Donald Trump segurando a diretiva que determina a criação das Forças Espaciais durante reunião do National Space Council na Casa Branca

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo