Partido Pirata consegue o status de Observador na Organização Mundial do Comércio (OMC)

nov 21, 2013 | Partido Pirata Internacional | 0 Comentários

Zemanta Related Posts ThumbnailO Partido Pirata Internacional (PPI) , a organização internacional para as dezenas de Partidos Pirata pelo mundo, obteve o status de observador da Organização Mundial do Comércio. O PPI se unirá ao conjunto dos grandes atores internacionais durante a conferência em Bali no próximo mês. A decisão da OMC é um grande avanço para a organização política, que espera influenciar a tomada de decisões em assuntos centrais relacionados a copyright e privacidade na Internet.

Seguindo o lançamento do primeiro Partido Pirata na Suécia, o movimento “Pirata” rapidamente se espalhou pelo mundo, e não sem obter sucesso.

Durante as eleições alemãs realizadas neste ano, cerca de um milhão de pessoas votou no Partido Pirata local; na Islândia, o Parlamento nacional possui três membros Piratas; o ramo sueco dos Piratas atualmente possui duas cadeiras no Parlamento Europeu.

Para coordenar a agenda internacional, o Partido Pirata Internacional (PPI) foi fundado em 2010. A organização atualmente representa os interesses de 43 partidos pelo mundo, da China ao Chile.

Um dos objetivos da organização gaurda-chuva é facilitar a operação internacional em conjunto com outras organizações globais, para monitorar e influenciar a agenda política das mesmas. Nesta semana, o PPI deu um grande passo em direção a esse objetivo ao receber o status de observador para o próximo encontro da (Organização Mundial do Comércio) OMC em Bali.

O Secretariado da OMC aprovou o requerimento da organização Pirata internacional, o que significa que ela pode participar das conferências da OMC e encontros relacionados. O status de observador também permite ao PPI submeter textos para circulação interna entre membros da OMC.

Anteriormente, o PPI teve o status de membro observador negado na Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) após diversos estados membros (incluindo os Estados Unidos) apresentarem objeções ao requerimento.

Gregory Engels, copresidente do PPI, afirma que eles já enviaram novo requerimento à OMPI, e espera que os desenvolvimentos recentes ajudarão o grupo a ser aceito igualmente na organização.

“Um dos pontos de crítica da OMPI foi que eles não estavam cientes de nenhuma cooperação existente entre órgãos da ONU e organizações políticas internacionais. Sendo admitidos na OMC, criamos tal precedente. É definitivamente uma porta aberta para nós”, Engels disse ao TorrentFreak.

Além da OMC e da OMPI, o Partido Pirata Internacional (PPI) espera se unir a várias outras organizações da ONU para aumentar sua notoriedade. O status de observador da OMC é definitivamente um avanço, mas é também apenas o começo.

“No geral, penso que precisamos de mais conexões com outros atores internacionais globais – ONGs e a academia. Sendo admitidos em Bali, temos a chance de aprofundar essas relações e obter visibilidade”, diz Engels.

“Eu considero a conferência da OMC uma honra para nós no âmbito do lobbying internacional, e uma abertura de portas para mais participação internacional”, ele conclui.

Fonte: http://torrentfreak.com/pirate-party-gets-observer-status-at-world-trade-organization-131121/

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo