Jucá: WikiLeaks, grampos, pacto e massacre indígena

maio 24, 2016 | Artigos e Publicações, Notícias | 0 Comentários

Em telegramas vazados pelo Wikileaks, diplomata americano fala de encontros com Romero Jucá

Em um telegrama de 2005 vazado pelo WikiLeaks, um diplomata americano falava sobre Jucá, que assumia o Ministério da Previdência no governo Lula. O embaixador disse que o ministro era “alvo de várias acusações de corrupção” e listou desvio de verbas de assistência social e projetos de construção e desmatamento em terras indígenas enquanto presidente da Funai.

Em 2009 em outro telegrama, Jucá é citado como uma das fontes da embaixada dos EUA no Brasil.

Em telegrama de 2010 com o título “Aliança de Lula com o PMDB: mais problemas do que ganhos?” são tratadas das articulações de Juca com o ex-presidente Lula.

‘Pacto’

Na segunda-feira (23), reportagem da Folha de São Paulo revelou conversas gravadas entre Jucá e o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado. Os dois são investigados na Lava Jato. Nos áudios, conversas supostamente de 2015, eles sugerem a criação de um “pacto” para deter o avanço da operação.

O ‘pacto’  segundo Jucá contaria ainda com Ministros do STF e Militares (e Mídia).

Massacre Indígena

Relatório da Comissão da Verdade afirma que Jucá é “responsável pelo massacre de centenas de yanomamis” em consequência das epidemias levadas pelos garimpeiros que entraram em terras indígenas com a autorização do Ministro, que na época era presidente da Funai.

O senador também apresentou projetos de lei flexibilizando o licenciamento ambiental e abrindo as terras indígenas à exploração econômica. Eles estão para serem votados no Senado. Sobre este projeto, você pode ler no Loomio Pirata neste link.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo