Estudo na África relaciona pirataria com aumento nas taxas de alfabetização

jul 17, 2015 | Notícias | 0 Comentários

Um estudo foi publicado recentemente pelo Instituto Africano de Governança e Desenvolvimento intitulado “The impact of software piracy on inclusive human development: evidence from Africa” (“O impacto de softwares de pirataria no desenvolvimento humano inclusivo: evidências da África”, em tradução livre).

Segundo o trabalho, é possível estabelecer uma relação direta entre a incidência da pirataria e o aumento das taxas de alfabetização e a difusão cultural nos países do continente.

Para chegar a essas conclusões, o economista camaronês Simplice Anutechia Asongu e o espanhol Antonio Rodríguez Andrés analisaram o impacto da atividade ilegal de produção e distribuição sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 11 nações africanas a partir de dados coletados ao longo de dez anos, precisamente entre 2000 e 2010. Na tentativa de obter informações mais precisas sobre a maneira que se dá essa interação, o estudo decompôs o IDH nos segmentos de alfabetização, expectativa de vida e prosperidade econômica per capita.

De acordo com o texto, legislações rígidas de proteção aos direitos autorais restringem a circulação e acesso aos materiais didáticos e culturais, colocando em xeque o desenvolvimento humano, a democratização do conhecimento, além de diminuir os índices de alfabetização.

11747513_872886132765169_382459662_o

Saiba mais

“The impact of software piracy on inclusive human development: Evidence from Africa”

http://bit.ly/1c32kQr

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo