Documentos revelados por Snowden comprovam que a Microsoft colaborou com a NSA

jul 11, 2013 | Internet | 1 Comentário

PRISMDocumentos revelados por Snowden comprovam que a Microsoft colaborou com a NSA e permitiu que o programa PRISM coletasse dados de usuários, incluindo Hotmail, arquivos do Skydrive e até vídeos e áudios de conversas no Skype. A notícia foi publicada pelo jornal The Guardian.

Veja a descrição das relações entre NSA e Microsoft:

– Microsoft ajudou a NSA para contornar a criptografia e responder às preocupações de que a agência seria incapaz de interceptar conversas no novo portal Outlook.com;

– A agência já tinha pré-acesso criptográfico ao e-mail em Outlook.com, incluindo Hotmail;

– A empresa trabalhou com o FBI este ano para permitir que a NSA tivesse fácil acesso via Prism ao seu serviço de armazenamento em nuvem SkyDrive, que agora tem mais de 250 milhões de usuários em todo o mundo;

– Microsoft também trabalhou com a Unidade de Interceptação de Dados do FBI para “entender” os possíveis problemas com um recurso no Outlook.com que permite aos usuários criar aliases de e-mail;

– Skype, que foi comprada pela Microsoft em outubro de 2011, trabalhou com as agências de inteligência no ano passado para permitir ao Prism coletar vídeo e áudio de conversas.

Leia mais (em inglês) http://m.guardian.co.uk/world/2013/jul/11/microsoft-nsa-collaboration-user-data

1 Comentário

  1. KaNNoN

    Governo quer que dados sejam armazenados no Brasil.

    Qual diferença faz?

    “Lei dos EUA obriga que equipamentos de rede, também usados no Brasil, tenham ‘backdoor’
    (…)
    “Existe uma lei americana, CALEA, que obriga que todos os equipamentos de comutação, roteadores que passam VoIP, centrais de voz, que estão nos Estados Unidos, sejam capazes de passar os dados a agências americanas. Ou seja, um switch de grande porte, ao controle de uma agência deles, deve ser capaz de ouvir uma conversa telefônica, ou uma chamada de vídeo, sem que a operadora saiba e sem que a pessoa que esteja falando saiba”.

    CALEA é o acrônimo de Communications Assistance for Law Enforcement Act, a lei que prevê que os equipamentos de rede facilitem os ‘grampos’. OS FORNECEDORES SÃO OS MESMOS GRUPOS QUE VENDEM EQUIPAMENTO NO BRASIL.

    “Se alguma agência americana resolver, com equipamento vendido no Brasil que seja CALEA compliance, ele pode entrar e fazer o que quiser, sem problemas”, emenda o diretor de infraestrutura da Telebras, Paulo Kapp, lembrando que os fabricantes globais não fazem um tipo de aparelho para cada país.”

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo