Democracia Pirata – Parte 1

abr 24, 2019 | Notícias | 0 Comentários

texto por Kenneth Maxwell

imagem: “Pirate Crew Defy a Naval Warship” (Tripulação Pirata desafia um navio de guerra) por Bernard F. Gribble

o texto a seguir é uma livre tradução de um dos ensaios do livro “Naked Tropics”, sobre o Brasil e a América Ibérica.

Os primeiros livros sobre piratas apareceram surpreendentemente logo após a pirataria que descreveram. O mais bem sucedido de todos os primeiros piratas foi Henry Morgan, que saqueou a cidade colonial espanhola do Panamá em 1671, sendo retratado como um monstro de depravação e crueldade nos “Buccaneers of America” (Bucaneiros da América), de Alexander Exquemelin, publicado pela primeira vez em holandês em 1678 e em inglês em 1684.

Morgan entrou com um processo por difamação de caráter. Ele se opôs fortemente a uma passagem que dizia que ele tinha ido primeiro às Test Indies como um servo e argumentou que, pelo fato de o governador da Jamaica, Sir Thomas Modyford, ter autorizado seus ataques contra as possessões espanholas, ele não era, portanto, um pirata. O assunto foi resolvido fora do tribunal e Morgan recebeu reparações substanciais.

Retornando a Londres para acalmar os espanhóis, Morgan logo foi condecorado por Carlos II e depois retornou à Jamaica como vice-governador, onde adquiriu propriedades fundiárias e mais de cem escravos. Ele morreu como um homem rico. Foram suas bebedeiras colossais que o mataram. Cansado de seu antigo modo de vida e não dar ouvidos a nenhum conselho contrário, sua barriga inchou até não ficar contida em seu casaco: – Hans Sloane, que o atendia, relatou o acontecido. Em seguida, Morgan foi até um xamã africano que o engomara com lama e o fez beber urina. “Mas ele definhava e, ao aumentar sua tosse, morreu logo depois.”

O governador da Jamaica ordenou um funeral de estado para Sir Harry. Um serviço solene ocorreu na Igreja de São Pedro, da qual Morgan era um benfeitor. Quando os navios de guerra no porto honraram o velho vilão com uma saudação de vinte tiros, os canhões dos navios mercantes responderam com sua própria barragem desordenada, mas trovejante.

Mas em meio a tudo isso, Henry Morgan era uma exceção. A maioria de seus colegas piratas tiveram carreiras curtas, morreram prematuramente, tendo perdido seus espólios nas tavernas e bordéis de Port Royal, capital da Jamaica, e um dos grandes paraísos do Caribe, até que foi destruído por um terremoto em 1692, uma punição adequada para seus crimes passados e contravenções, disseram alguns na época.

Uma coisa, no entanto, parece certa: livros sobre piratas tendem a fazer mais dinheiro do que a maioria dos piratas. O Museu Marítimo de Londres fez uma exposição em 1992 chamada “Piratas: fato e ficção”, um show planejado para durar quatro meses e que permaneceu aberto por três anos devido à demanda popular. Portanto, não foi surpresa que um agente literário de Nova York tenha encorajado David Cordingly, um dos curadores, a retomar o tema da exposição em um livro contrastando a imagem fictícia dos piratas com a realidade histórica.

Em última análise, Cordingly concentra-se principalmente na grande era da pirataria entre a última metade do século XVII e início do século XVIII, essencialmente entre 1650 e 1725. Para o “mundo real” dos piratas, ele examinou fontes contemporâneas da língua inglesa, principalmente os diários de bordo dos navios da Marinha Real enviados contra os piratas, relatórios de governantes coloniais e depoimentos de piratas capturados e suas vítimas.

Ele também tem muito a dizer sobre a imagem popular dos piratas baseado em três séculos de cantos, melodramas, poemas épicos, filmes e romances, bem como os dois clássicos do folclore dos piratas, Ilha do Tesouro (1883), de Robert Louis Stevenson e Peter Pan (1904), de J. M. Barrie. Ele extrai elementos extensivamente, como ele próprio reconhece, do trabalho dos historiadores Robert Ritchie, Marcus Rediker, Peter Earle e Nicholas Rodger, cada um dos quais, cada um a sua maneira, revolucionou o estudo da vida cotidiana no mar durante esse período.

Cordingly Reconhece quase de imediato que a concepção popular de como os piratas se vestem revela-se surpreendentemente precisa. Como outros marinheiros nesse período, eles usavam paletós azuis curtos, uma camisa quadriculada, um par de calças de lona compridas ou calções de anágua largos e, muitas vezes, um colete vermelho e um lenço de pescoço.

Os piratas de fato amarravam lenços ou grandes lenços ao redor de suas cabeças (uma proteção sensata e prática dos raios do sol no mar ou nos trópicos); eles penduraram várias pistolas em faixas ao redor de seus ombros (também uma sábia precaução, já que as pistolas de pederneira não eram confiáveis no mar e, se uma delas falhasse devido a uma carga úmida, um segundo ou terceiro armamento reserva vinha a calhar); eles usavam cutelos e seus chefes eleitos eram personagens extravagantes e carismáticos.

O capitão pirata Bartolomeu Roberts, conhecido como “Black Bart”, disse ter capturado quatrocentos navios, tendo travado sua última batalha marítima em 1722, vestido com “um valioso colete e calças cor de damasco vermelho, uma pena vermelha no chapéu, uma corrente de ouro” em volta do pescoço com uma cruz de diamante pendurada nela.

Mas a vestimenta é uma coisa, o comportamento é outro. Os piratas que encontramos no livro de Cordingly são sanguinários, distante dos grandes e difíceis tempos representados por W.S. Gilbert e Sir Arthur Sullivan em seu livro “Pirates of Penzance”. A Boston Gazette de março de 1726 deu uma descrição gráfica de Philip Lyne, o notório pirata que, quando foi julgado em Barbados, confessou ter matado trinta e sete senhores de navios e um número não especificado de marinheiros.

O comandante foi a julgamento com cerca de 20 outros piratas, com a bandeira negra feita de seda diante deles… como estavam muito feridos e não se importavam em vestir-se, eram muito ofensivos e fediam à medida que avançavam, particularmente Line, o comandante; ele tinha um olho saltado, que com parte do nariz pendia de seu rosto.

Pirata “era uma designação muito específica e a distinção entre pirata e corsário era importante pelo menos na lei (se não na prática). Um “corsário” era um navio armado, ou o comandante e a tripulação de um navio que estava licenciado para atacar e apreender os navios de uma nação hostil. A licença tomou a forma de uma “carta de marca e represália”.

No século XVI, o sistema de licenciamento fornecia a todas as nações marítimas europeias uma maneira barata de atacar o transporte marítimo inimigo em tempos de guerra. A carta de marque era um impressionante e importante documento legal, e esperava-se que o capitão dos corsários mantivesse um diário e entregasse o navio e os bens que ele apreendera em um tribunal do Almirantado, onde o soberano pegava sua parte (ou a parte dela, como no caso da rainha Elizabeth que sempre mostrava um interesse ganancioso em tais divisões de espólio).

O resto do saque era dividido entre os proprietários de navios, o capitão e a tripulação. Um “pirata”, por outro lado, foi legalmente definido na Inglaterra desde o tempo de Henrique VIII como alguém que rouba e saqueia no mar; e as leis contra a pirataria previam punição para “crimes, roubos e assassinatos cometidos em qualquer refúgio, rio, riacho ou local onde o Alto Almirante tivesse jurisdição”.

Piratas tinham nomes regionais diferentes. O “bucaneiro” era usado no Caribe e ao longo da costa atlântica das Américas. O termo foi aplicado primeiramente a caçadores nas florestas e vales do oeste de Hispaniola (atual Haiti) que viviam de rebanhos de porcos e gado, cujo número aumentou rapidamente depois que os primeiros espanhóis os introduziram em uma terra sem predadores naturais. Sendo principalmente franceses de fronteira, esses caçadores cozinhavam e secavam tiras de carne em churrascos abertos, um método emprestado dos habitantes indígenas arawak.

A palavra para esse processo, boucaner (que significa secar ou curar fumaça) deu aos homens seu nome. Vestiam-se de couro e, com suas facas e aparência manchada de sangue, “olhavam e cheiravam como um homem de um matadouro”, segundo Cordingly. Na década de 1630, os bucaneiros se estabeleceram em Tortuga, na costa norte do que hoje é o Haiti; um local de lançamento ideal para ataques às embarcações mercantes usando a passagem de barlavento entre Hispaniola e Cuba. Lá os bucaneiros formaram uma confederação livre chamando a si mesmos de “Irmãos da Costa”.

Muito do que se sabe dos piratas caribenhos da época de Harry Morgan vem dos Buccaneers of America de Alexander Exquemelin. Ele alegou em seu livro “não dar relatos sobre boatos, mas apenas sobre aqueles aos quais eu fui testemunha ocular”. Nascido no porto do canal francês de Honfleur, Exquemelin chegou em Tortuga por volta de 1666 como servo contratado.

Ele foi vendido a um cirurgião-barbeiro, aprendeu o ofício de seu mestre e ganhou sua liberdade. Sendo “nu e desprovido de todas as necessidades humanas”, escreveu ele, “decidi entrar na ordem dos piratas”. Por cinco anos ele serviu com os bucaneiros ao o comando de Henry Morgan e Francois l’Olonnais. juntando-se a eles em suas incursões em Tortuga e Port Royal, sendo bem pago por suas habilidades médicas. Ele rompeu com Morgan após o ataque ao Panamá, no qual ele participou. Como muitos dos bucaneiros, ele acreditava que Morgan o enganara.

Após o ataque, Exquemelin retornou à Europa, onde, em Amsterdã, publicou seu best-seller. Mais tarde, ele retornou ao Caribe e em 1697 juntou-se no ataque combinado francês e bucaneiro em Cartagena, novamente servindo como cirurgião para os piratas.

O relato de Exquemelin das atividades de François l’Olonnais, nascido Jean-David Nau no oeste da França em Les Sables d’Olonne (daí seu apelido, “o homem de Olonne”), justificava plenamente a outra designação de l’Olonnais: ” Fleau des Espagnols: “ou Flail dos espanhóis. Ex-servo tal como Exquemelin, ele se juntou aos caçadores de gado em Hispaniola e depois virou bucaneiro. Ele era um psicopata cuja tortura e assassinato de prisioneiros tornou-se tão temida em todo o Caribe que ele começou a se deparar com uma oposição muito mais determinada do que a maioria dos outros piratas. ”Os navios mercantes, disse Exquemelin,“ lutaram até não poderem mais lutar”.

E assim eles fizeram, já que o homem de Olonne era implacável. Era uma prática comum para os piratas torturarem seus prisioneiros, como os homens de Morgan haviam feito no Panamá para obter informações. A tortura pirata favorita ficou “ultrapassada” após o aparecimento de um novo método em que usavam cordas ao redor de um mastro. Exquemelin descreve como cordas finas eram “torcidas sobre as cabeças, até que os olhos saíssem do crânio”. Mas l’Olonnais claramente gostava de torturar homens tanto quanto de obter seus bens:

“Quando l’Olonnais tinha uma vítima para torturar, se o desgraçado não respondesse instantaneamente às suas perguntas, ele cortaria o homem em pedaços com seu sabre e lamberia o sangue da lâmina com sua língua, desejando que pudesse ter sido o último espanhol no mundo que ele havia matado.

“Eventualmente, l’Olonnais encontrou um destino adequadamente bizarro, se é que podemos acreditar na história de Exquemelin de que ele foi capturado no Golfo de Darien, perto do Panamá, por canibais, cortado em pedaços e assado membro por membro.

Juntamente com o livro de Exquemelin, a outra fonte principal é a História Geral dos Piratas, do capitão Charles Johnson, de 1724. Desde o início da década de 1930, este livro foi atribuído a Daniel Defoe e está listado na maioria dos catálogos de bibliotecas. Essa atribuição é mantida por Jan Rogozinski em sua abrangente enciclopédia Pirates! Mas Cordingly, seguindo a pesquisa de P. N. Furbank e L. R. Owens, afirma que nem uma única documentação relaciona Defoe à História Geral.

Infelizmente, nada se sabe muito sobre o misterioso Capitão Johnson, embora sua história seja a origem dos relatos mais recentes, roteiros de filmes e mitos sobre piratas; por isso, mesmo que Defoe não seja o autor, o problema de distinguir o fato da ficção permanece. Em um caso notório, no entanto, o de Edward Teach, o famoso Barba Negra, Cordingly demonstra convincentemente que a descrição de Johnson estava próxima da verdade.

O tenente Maynard, que lutou contra ele até a morte no convés de seu navio na enseada de Ocracoke em Pamlico Sound, Carolina do Norte, em novembro de 1718, escreveu mais tarde sobre o capitão Teach que ele “recebeu o nome de Barba Negra porque deixava crescer a barba e a amarrava com fitas pretas”.

De acordo com Johnson, Teach usava essas fitas para enrolar a barba em pequenos rabichos sobre as orelhas e enfiava fósforos acesos sob o chapéu quando estava pronto para a ação, de modo que “seus olhos naturalmente ferozes e selvagens o transformavam em uma figura tão completa” que a imaginação não pode sequer formar uma ideia de sua fúria infernal que pareça mais assustadora”.

Os piratas mediterrâneos da costa de Barbary eram chamados de corsários e operavam desde a Argélia, Tunis, Sale e outros portos do norte da África, onde os governantes muçulmanos lhes davam licenças para atacar os marinheiros cristãos. Usando galés rápidas equipadas com remos e velas, eles atacaram mercadores pesados e lentos; saquearam as cargas, capturaram os passageiros e a tripulação e os mantiveram como reféns ou os venderam como escravos.

Desde que ele foi licenciado, o corsário era tecnicamente um corsário e o termo foi usado sem uma designação geográfica particular em francês, italiano e português, mas em inglês aplicou-se mais restritivamente aos invasores bárbaros. A pirataria era um negócio para os governantes de Barbary, e os corsários formaram uma associação que tentou regulá-la. Embora os estados de Barbary justificassem suas ações como uma forma de guerra religiosa, muitos renegados cristãos eram proeminentes na frota de corsários.

Os corsários de Barbary prosperaram na zona marítima inconstante e ambígua entre a potência marítima otomana e espanhola no Mediterrâneo. Suas bases estavam estrategicamente posicionadas para atacar os navios mercantes usando o Estreito de Gibraltar. Eles estiveram mais ativos entre 1580 e o final do século XVII, e retornaram com maior poder de fogo durante as longas guerras europeias entre 1792 e 1815. “As depredações cometidas pelos corsários argelinos com o comércio dos Estados Unidos” forneceram a justificativa para uma resistência relutante do congresso em 1794 para aprovar a construção das fragatas que marcaram o início da Marinha permanente.

Os Estados Unidos travaram uma série de combates navais indecisivos com os corsários entre 1801 e 1815, quando a frota de Barbary era liderada pelo escocês Peter Lisle, que se converteu ao Islã, tomou o nome de Murat Reis e se casou com a filha do paxá de Trípoli. A frase no hino dos Fuzileiros Navais dos Estados Unidos “às margens de Trípoli” refere-se aos sete fuzileiros navais que participaram de uma angustiante marcha pelo deserto da Líbia para capturar Derna em 1805 sob ordens do presidente Thomas Jefferson.

Apesar dessa vitória, os Estados Unidos ainda foram obrigados a pagar um resgate humilhante de US $60 mil pela tripulação da fragata Filadélfia, capturada por Peter Lisle quando o navio encalhou em um banco de areia enquanto tentava montar um bloqueio ao porto de Trípoli.

A imagem literária dos piratas bárbaros, como a dos bucaneiros, emergiu com sua crescente notoriedade. O Corsário Lord Byron contou a história em versos do orgulhoso e tirano pirata Conrad, que, observa Cordingly, tinha “os vícios de um vilão gótico com os ideais do nobre fora da lei”. Em seu dia de publicação em 1814, The Corsair, que mais tarde inspiraria obras de Verdi e Berlioz, vendeu 10 mil cópias e passou por sete edições dentro de um mês. Ironicamente, em 1816, apenas dois anos depois, uma frota combinada britânica e holandesa bombardeou a Argelia, destruindo virtualmente os verdadeiros corsários como uma séria ameaça à navegação mercante.

Cordingly usa a pintura “Bombardment of Algiers” por George Chambers do National Maritime Museum em Londres como a ilustração da capa de seu livro, apesar de ele ter muito pouco a dizer sobre os corsários e criticar os cineastas de Hollywood por colocarem seus piratas precisamente em grandes embarcações de três mastros pesadamente armadas de uma fase posterior da guerra, que estava longe dos navios menores e mais rápidos, preferidos pelos bucaneiros no Caribe.

Robert Louis Stevenson foi mais preciso em “Ilha do Tesouro” com o papagaio de Long John Silver, “Capitão Flint”; “como quando Silver disse a Jack Hawkins que o pássaro estivera “em Madagascar, e em Malabar, Suriname, Providência e Portobello. Ela estava na pesca dos navios naufragados. É lá que ela aprendeu sobre as “Peças de Oito (Pieces of Eight) algumas coisas mais; trezentos e cinquenta mil deles, Hawkins!”

Peças de oito eram as moedas mais famosas associadas com o folclore dos piratas. Essas moedas eram oito moedas de reais-prata. Peças de oito cunhadas no Peru e no México tinham o brasão de armas espanhol de um lado e um desenho representando os pilares de Hércules do outro, simbolizando os limites do mundo antigo no Estreito de Gibraltar.

Para este projeto, no século XVIII, dois hemisférios foram adicionados no espaço entre os pilares, representando o Novo e o Velho Mundo. As peças de oito se tornaram tão familiares no comércio oceânico que os pilares gêmeos acabaram se tornando o símbolo do dólar (moedas de ouro eram escudos e os famosos dobrões (doubloon) era uma moeda de ouro com oito escudos).

Kenneth R. Maxwell é um historiador britânico. É especialista em História Ibérica e no estudo das relações entre Brasil e Portugal no século XVIII, sendo um dos mais importantes brasilianistas da atualidade (Fonte: Wikipedia)

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo