What.cd: maior tracker musical fecha, após ação policial na França

nov 25, 2016 | Compartilhamento de arquivos, Internet, Notícias, Pirataria, Tradução | 0 Comentários

whatcddown

Mensagem de despedida no site do What.CD.

Por Anders Bateva.

Conforme reportado na última quinta-feira (17/11) pelo TorrentFreak, o tracker torrent privado de músicas What.CD fechou-se, e alega ter destruído todos os dados do site, e dos usuários, devido a “eventos recentes”. Na sexta-feira (18/11), o grupo SACEM, da indústria musical, confirmou a incursão policial, já anunciada no portal de notícias “Zataz” (da França) e confirmada pela Unidade de Cibercrime da Gendarmerie (faltava confirmar que era mesmo o What.cd o alvo): 12 servidores confiscados no serviço de hospedagem OVH.

Devido a alguns eventos recentes, o What.CD está encerrando-se. Não é provável que retornemos num futuro próximo na nossa forma atual. Todos os dados do site, e dos usuários, foram destruídos. Até mais, e obrigado pelos peixes.

— What.cd

O site What.cd foi criado em 2007, logo após o maior tracker de música daquele momento ser fechado: OiNK. A ideia era criar um espaço para os 200 mil usuários do OiNK migrarem. Com o passar do tempo, o What.cd superou em crescimento o que foi o OiNK.

Esta é uma sequência a um trabalho investigativo levado adiante pelo SACEM por mais de 2 anos, como parte de suas atividades anti-pirataria.

— Société des auteurs, compositeurs et éditeurs de musique

Outros 2 trackers a fecharem mais ou menos nesse mesmo tempo foram: Gazelle Games, um popular tracker de jogos; e Del.ish. A provedora de seedboxes Feral Hosting foi tirada do ar pelo serviço de hospedagem, OVH (o mesmo do What.cd).

Uma seedbox é um servidor remoto hospedado em um centro de dados de alta largura de banda, usado para o upload e download seguros de arquivos digitais.

Wikipedia – seedbox.

Talvez tenha algo a ver? Só será possível ter certeza nos próximos dias, quando mais detalhes saírem.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo