What.cd: maior tracker musical fecha, após ação policial na França

whatcddown

Mensagem de despedida no site do What.CD.

Por Anders Bateva.

Conforme reportado na última quinta-feira (17/11) pelo TorrentFreak, o tracker torrent privado de músicas What.CD fechou-se, e alega ter destruído todos os dados do site, e dos usuários, devido a “eventos recentes”. Na sexta-feira (18/11), o grupo SACEM, da indústria musical, confirmou a incursão policial, já anunciada no portal de notícias “Zataz” (da França) e confirmada pela Unidade de Cibercrime da Gendarmerie (faltava confirmar que era mesmo o What.cd o alvo): 12 servidores confiscados no serviço de hospedagem OVH.

Devido a alguns eventos recentes, o What.CD está encerrando-se. Não é provável que retornemos num futuro próximo na nossa forma atual. Todos os dados do site, e dos usuários, foram destruídos. Até mais, e obrigado pelos peixes.

— What.cd

O site What.cd foi criado em 2007, logo após o maior tracker de música daquele momento ser fechado: OiNK. A ideia era criar um espaço para os 200 mil usuários do OiNK migrarem. Com o passar do tempo, o What.cd superou em crescimento o que foi o OiNK.

Esta é uma sequência a um trabalho investigativo levado adiante pelo SACEM por mais de 2 anos, como parte de suas atividades anti-pirataria.

— Société des auteurs, compositeurs et éditeurs de musique

Outros 2 trackers a fecharem mais ou menos nesse mesmo tempo foram: Gazelle Games, um popular tracker de jogos; e Del.ish. A provedora de seedboxes Feral Hosting foi tirada do ar pelo serviço de hospedagem, OVH (o mesmo do What.cd).

Uma seedbox é um servidor remoto hospedado em um centro de dados de alta largura de banda, usado para o upload e download seguros de arquivos digitais.

Wikipedia – seedbox.

Talvez tenha algo a ver? Só será possível ter certeza nos próximos dias, quando mais detalhes saírem.

Já que você está aqui…

… nós estamos pedindo por um pequeno favor. Diferente de outras organizações, não recebemos dinheiro de governos e nem de empresas. Também não cobramos por acessos às nossas ferramentas. O Partido Pirata é uma organização independente que luta por direitos digitais, o livre compartilhamento de informações, privacidade para as pessoas e transparência de governos e corporações. Somos pessoas voluntárias tentando construir dia após dia o partido e precisamos de dinheiro para colocar algumas ideias em prática e cobrir diversos gastos. Isso requer muito trabalho e fazemos pois acreditamos que a nossa perspectiva importa porque –  também pode ser sua perspectiva.


Deixe uma resposta

Notice: Comments reflect the opionions of those who did wrote theme. Allowing people comment here, doenst mean, that we also agree with them.

Your email address won't be displayed. Required fields are marked with this sign: *

More information