Todas nossas patentes pertencem a vocês

jun 13, 2014 | Notícias | 0 Comentários

Todas nossas patentes pertencem a vocês
Por Elon Musk, CEO Tesla Motors

Ontem, havia uma parede de patentes da Tesla no saguão na nossa sede em Palo Alto. Esse já não é mais o caso. Elas foram removidas, no espírito do movimento open source, para o avanço da tecnologia de veículos elétricos.

Tesla Motors foi criada para acelerar o advento do transporte sustentável. Se abrirmos caminho para a criação de veículos elétricos convincentes, mas, em seguida, colocarmos a armadilha da propriedade intelectual atrás de nós para inibir outros, estamos agindo de forma contrária a esse objetivo. Tesla não iniciará processos na justiça por patentes contra qualquer pessoa que, de boa-fé, queira usar a nossa tecnologia.

Quando eu comecei com a minha primeira empresa, Zip2, achava que patentes eram uma coisa boa e trabalhava duro para obtê-las. E talvez elas eram boas há muito tempo, mas hoje, muitas vezes, elas servem apenas para abafar o progresso, consolidar as posições das corporações gigantes e enriquecer advogados, em detrimento dos inventores reais. Após a Zip2, quando me dei conta de que obter uma patente na verdade só queria dizer que você comprou um bilhete de loteria para uma ação judicial, evitei-as sempre que possível.

Na Tesla, no entanto, nos sentíamos obrigados a criar patentes com a preocupação de que as grandes empresas de automóveis iriam copiar nossa tecnologia e, em seguida, usar seu maciço poder de produção, vendas e marketing para desbancar a Tesla. Nós não poderíamos estar mais errados. A triste realidade é o oposto: os programas de carros elétricos (ou programas para qualquer veículo que não queime hidrocarbonetos) dos principais fabricantes são pequenos ou inexistentes, constituindo uma média de menos de 1% das suas vendas totais de veículos.

Na melhor das hipóteses, as grandes montadoras estão produzindo carros elétricos com alcance limitado em termos de volume limitado. Alguns não produzem nenhum carro de emissão zero, simplesmente.

Dado que a produção anual de veículos novos está se aproximando de 100 milhões por ano e a frota mundial é de cerca de 2 bilhões de carros, é impossível para Tesla construir carros elétricos rápido o suficiente para lidar com a crise de carbono. Da mesma forma, isso significa que o mercado é enorme. Nossa verdadeira concorrência não é a pequena quantidade de carros elétricos não-Tesla sendo produzidos, mas sim a enorme enxurrada de carros à gasolina saindo das fábricas de todo o mundo a cada dia.

Acreditamos que a Tesla, outras empresas que fazem carros elétricos e o mundo todo se beneficiariam de uma plataforma tecnológica em rápido desenvolvimento.

A liderança tecnológica não é definida por patentes, cuja história tem mostrado repetidamente ser de pouca proteção efetiva contra um certo concorrente, mas sim pela capacidade de uma empresa para atrair e motivar os engenheiros mais talentosos do mundo. Acreditamos que a aplicação da filosofia open source em nossas patentes vai reforçar ao invés de diminuir a posição da Tesla a este respeito.

 

traduzido por Mysteria
mysteriauniversus@ 

link original

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo