Semear é preciso

Semear é preciso, viver não é preciso. Foi com este jargão que o pirata Daniel Valentim, do coletivo cearense, defendeu sua tese de doutorado que versa sobre compartilhamento de arquivos na era da internet, analisando aspectos da socialidade em uma comunidade online especializada na arte do cultivo, semeio, preservação e disseminação de arquivos digitais (compreendidos enquanto “sementes digitais”).

Valentim baseia-se no fato de que as sementes digitais são basicamente qualquer arquivo de computador digitalizado (por exemplo, um filme, uma música, um livro, um software etc.) que necessita ser semeado virtualmente até que floresça e possa ser compartilhado através da internet via redes P2P (peer -to- peer). Nesse sentido, esta tese é uma narrativa sobre uma experiência relacional vivenciada pelo autor em uma comunidade de “cyberagricultores” denominada Oásis.

Você pode ler a tese disponibilizada pela Universidade Federal do Ceará, clicando neste link.

Já que você está aqui…

… nós estamos pedindo por um pequeno favor. Diferente de outras organizações, não recebemos dinheiro de governos e nem de empresas. Também não cobramos por acessos às nossas ferramentas. O Partido Pirata é uma organização independente que luta por direitos digitais, o livre compartilhamento de informações, privacidade para as pessoas e transparência de governos e corporações. Somos pessoas voluntárias tentando construir dia após dia o partido e precisamos de dinheiro para colocar algumas ideias em prática e cobrir diversos gastos. Isso requer muito trabalho e fazemos pois acreditamos que a nossa perspectiva importa porque –  também pode ser sua perspectiva.


Kommentare

One comment for Semear é preciso

  1. Virgilio commented at

    Que ótimo! Parabéns, Daniel. Acabei de baixar sua tese e, pelo que percebi, será bastante útil na minha pesquisa. Vou compartilhá-la com vocês em breve. 🙂

Deixe uma resposta

Notice: Comments reflect the opionions of those who did wrote theme. Allowing people comment here, doenst mean, that we also agree with them.

Your email address won't be displayed. Required fields are marked with this sign: *

More information

Arquivo de posts