Semear é preciso, viver não é preciso. Foi com este jargão que o pirata Daniel Valentim, do coletivo cearense, defendeu sua tese de doutorado que versa sobre compartilhamento de arquivos na era da internet, analisando aspectos da socialidade em uma comunidade online especializada na arte do cultivo, semeio, preservação e disseminação de arquivos digitais (compreendidos enquanto “sementes digitais”).

Valentim baseia-se no fato de que as sementes digitais são basicamente qualquer arquivo de computador digitalizado (por exemplo, um filme, uma música, um livro, um software etc.) que necessita ser semeado virtualmente até que floresça e possa ser compartilhado através da internet via redes P2P (peer -to- peer). Nesse sentido, esta tese é uma narrativa sobre uma experiência relacional vivenciada pelo autor em uma comunidade de “cyberagricultores” denominada Oásis.

Você pode ler a tese disponibilizada pela Universidade Federal do Ceará, clicando neste link.

1 Comentário

  1. Virgilio

    Que ótimo! Parabéns, Daniel. Acabei de baixar sua tese e, pelo que percebi, será bastante útil na minha pesquisa. Vou compartilhá-la com vocês em breve. 🙂

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo