Rio 2016: moradores, comerciantes e estudantes são fortemente reprimidos em desocupação

maio 29, 2015 | Notícias | 0 Comentários

A desocupação e demolição de imóveis na Favela Metrô-Mangueira, na zona norte da cidade, feitas nesta quinta-feira (28), resultou em forte repressão por policiais militares à moradores, comerciantes e estudantes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Os alunos da universidade se juntaram às famílias desalojadas contra a ação da polícia.

As primeiras casas, lares e lojas começaram a ser derrubadas no início da tarde, com a ajuda de tratores da prefeitura, com objetivo de reurbanizar o local, próximo ao estádio Maracanã, onde ocorrerá a cerimônia de abertura das Olimpíadas de 2016.

Foto via Coletivo Carranca

As demolições revoltaram os moradores, trabalhadores e comerciantes que vivem ou atuam no local, onde existem dezenas de pequenas oficinas mecânicas e lojas de autopeças. Eles diziam  que a prefeitura descumpriu acordo de primeiro construir no terreno um polo automotivo, em substituição às antigas oficinas, e só depois demolir os imóveis. Também um grande galpão de reciclagem foi posto abaixo, deixando várias pessoas desempregadas e prejudicando o trabalho de dezenas de catadores, que vendiam os materiais recolhidos nas ruas.

No início da noite, estudantes da Uerj foram dar apoio aos moradores e comerciantes. Entrou em ação a Tropa de Choque da Polícia Militar (PM), que perseguiu os alunos até o campus da universidade, que fica próximo à Favela do Metrô-Mangueira. Ao tentarem entrar no prédio, os estudantes encontraram as portas fechadas, a mando do reitor, o que gerou desespero no grupo, dando inicio a um confronto com os seguranças da universidade, que os repeliram com jatos de água.

“Nós fomos dar apoio aos moradores da comunidade em um ato pacífico e de repente a Tropa de Choque veio correndo em nossa direção, jogando bombas de gás. Vários moradores também vieram fugindo e fomos nos refugiar na Uerj. Aí os seguranças fecharam as portas, o que gerou um confronto por causa do nosso desespero”. Relatou uma estudante.

Os comerciantes que perderam ou estão em vias de perder seus negócios na favela também manifestaram revolta com a demolição dos imóveis. “Chegaram com os tratores quebrando tudo. Estão tratando pessoas de bem, que trabalham há mais de 30 anos aqui, como bandidos. O polo automotivo é um decreto de 2013, que os comerciantes aguardavam e até fizeram cursos no Sebrae para se qualificar. Mas a promessa de trabalho é isso aí, tudo jogado no chão com trator”, disse um dos comerciantes.

No vídeo abaixo é possível ver um pouco dos eventos ocorridos na Uerj:

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. No Rio de Janeiro, favela ao lado do estádio do Maracanã sofre com remoções para as Olimpíadas de 2016 - Valinhos Online - […] Pequenos comerciantes locais estabelecidos na favela Metrô, que tinham nos moradores da favela grande parte de sua clientela, dizem…
  2. No Rio de Janeiro, favela ao lado Maracanã sofre com remoções em nome das Olimpíadas de 2016 · Global Voices em Português - […] Pequenos comerciantes locais estabelecidos na favela Metrô, que tinham nos moradores da favela grande parte de sua clientela, dizem que…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo