Opinião: Por quem deseja ser controlado?

set 12, 2019 | Notícias | 0 Comentários

A China tem seu Grande Firewall, a Rússia o Roskomnadzor e nós? O Facebook.

por Corvolino, link original aqui

É comum nós do Ocidente ficarmos espantados com medidas que controlem a Internet por parte do Governo Chinês e/ou Russo mas ainda assim acreditamos falsamente que temos uma Internet livre de controle, aberta e que todos os dados trafegam de forma igual sem interferência de um Governo ou Corporação.

O que China, Rússia e Facebook tem em comum são que os três adoram quebrar a Neutralidade da rede para controlar o que é visto, compartilhado, dito permitindo em suas bolhas de liberdade controlada apenas o que lhe convém.

Governos costumam usar justificativas extremas para criar uma falsa sensação de liberdade na rede e fazer com que se acredite que estão preocupados com o bem estar social mas no fundo só querem ter o controle da rede. Países como Sudão, Turquia, Paquistão e Cuba são péssimos exemplos de controle da Internet por parte do Governo (e existe algum bom?), pois tudo que é visto como diferente do status quo é reprimido, seja online ou offline, isso quando não desligam a Internet, como ocorreu na Primavera Árabe, para evitar difusão de atrocidades que ocorrem no país (recentemente a Venezuela passou por isso).

Já as corporações, como Facebook, se utilizam do fator econômico para impedir concorrentes de atuarem no mesmo seguimento enriquecendo ainda mais e monopolizando o espaço na rede, desta forma usuários são encurralados de forma que a única opção viável é utilizar alguns dos seus serviços. Na China as grandes empresas possuem relações bem estreitas com o Governo Chinês a ponto de permitirem vigilância através de seus serviços de busca, chat, jogos e etc.

Propaganda vinculada sobre como a Internet seria sem o MCI.

No Brasil o Facebook tem uma enorme influencia sobre a Internet. Desde aprovação de leis, como o Marco Civil da Internet e Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, como em promoções a um custo zero para o consumidor nas principais operadoras do país com planos que oferecem de forma “gratuita” algum aplicativo ou em alguns casos todos da família Facebook Inc mas caso o usuário queira utilizar outros serviços é consumido dados do seu plano.

Propagandas como a da figura acima foram amplamente vinculadas em tweets e textos defendendo o MCI e a Neutralidade da Rede. Querem transformar a Internet em planos de TV a cabo, eles falavam. Hoje o Facebook faz exatamente isso na Internet Brasileira juntamente com as TELES e seus planos com Internet “gratuita” para Whatsapp, Messenger e Instagram sendo que para demais serviços uma outra quantidade de GigaBytes são permissivos a uso.

Serviços de streaming como o Netflix estão começando a engatilhar nesta mesma prática com prática de zero rating fortalecendo seu monopólio e lobotomizando usuários a consumirem apenas seu serviço. Amazon Prime e HBO Go já foram oferta por operadoras de telefonia em planos que não consumiam dados ou com quantidade de GB para serem utilizados por determinado período.

A Internet está tendo seu controle disputada entre Governo e Corporações, em alguns casos de forma amistosa, vide China e Rússia, em outros existe uma quebra de braço entre Governo e Empresas para quem vai prover a tal da “liberdade” na Internet. A quebra de Neutralidade da Rede já é uma prática consolidada no Brasil, com órgãos governamentais fazendo vistas grossas, permitindo que empresas de aplicação e de conteúdo estrangeiras controlem totalmente o que vemos e o que fazemos na Internet, simplesmente lamentável. Do ponto de vista mercadológico é ruim, do educacional é péssimo.

A Neutralidade da Rede deve ser respeitada, protegida e difundida. Se necessário quebremos está dicotomia para protege-la. O que não podemos permitir é um controle de como devemos usar a Internet, imagens como está abaixo devem ser repudiadas, seja o presidente ou empresa que for.

Dilma com seu capote Facebook em um encontro com Mark para tratar sobre o Internet.org

O Facebook não é a Internet, não permita que isso se perpetue.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo