Publique seu cartão de embarque no Facebook e tenha sua conta roubada

out 8, 2017 | Artigos e Publicações, Notícias | 0 Comentários

Feriados de fim de ano são movimentados. Quando você quiser se gabar do destino de sua viagem, tenha cuidado com o que publica no Facebook e no Instagram. Deixe seu cartão de embarque (e outros códigos de barra) para você mesmo.

Uma viagem para Hong Kong

Eu conheço Petr Mára há alguns anos, ele é um cara legal. Ele ministra palestras, cursos, tem um vlog e instala sistemas iOS e macOS onde for possível. Ele também ama viajar. Ele e sua esposa foram a Hong Kong para celebrar o aniversário dela em Maio de 2016, mas Petr não disse por quanto tempo eles gostariam de curtir a cidade. E é claro eu tinha que saber. Foi neste momento em que eu percebi que havia um rastreador com código YJVFKG e outros códigos de barras no cartão de embarque publicado por Petr no Instagram antes de decolarem. É melhor você não publicar informações sobre seus voos ou qualquer outros códigos de barras da sua passagem ou de qualquer ticket em geral.

O voo de Londres a Hong Kong dura aproximadamente 12 horas, então uns cinco dias? Para encontrar a data de volta de Peter, o que eu precisava fazer era apenas visitar o site da British Airways e inserir alguns dados da reserva. Após indicar o código rastreador eu descobri, entre outras coisas, que Petr tinha todos os dados pessoais preenchidos corretamente. Nada surpreendente, ele já estava em Hong Kong. No site da British Airways havia  um botão vermelho para visualizar ou alterar detalhes. Sabe como é, se você ver um botão vermelho, você tem que clicar. Então cliquei.

 

A companhia aerea queria verificar que eu realmente era eu (Petr) tentando alterar os detalhes. Eu poderia entrar com o número do passaporte, mas eu não o tinha (ainda), a data de nascimento. A data de nascimento de Petr estava pública no perfil do Facebook e também era possível acessar nos dados da empresa dele no site de registro da República Tcheca. A data de nascimento era, sem dúvida, um dado público, e isto refletia diretamente em seu CPF e RG de empresários e freelancers. Aqui, isto não é um segredo.

Finalmente, aqui está o número do passaporte! E eu inclusive posso alterá-lo. Legal, eu posso tornar a celebração do aniversário da esposa de Petr um pouco mais longa. Apenas alterar o número de passaporte de Petr para o número de passaporte de um criminoso procurado internacionalmente ou algo do tipo.

Eu não quis mudar nada e avisei tudo a Petr. Também pedi desculpas porque acabei bloqueando seu acesso no site da companhia aérea tentando adivinhar a data de aniversário de sua esposa. Eu encontrei no Google depois, é claro. Um grande agradecimento a Petr por ter sido tão legal comigo! Com base na próxima foto que ele publicou do cartão de embarque, alguns meses depois, ele aprendeu a lição aquele dia – sem código rastreador ou códigos de barras visíveis.

Mais Facebook e fotos do Instagram

Você irá encontrar muitas fotos do cartão de embarque tanto no Facebook quanto no Instagram. Algumas pessoas que viajam tentam dar de espertos e borram seus nomes e outros detalhes, mas deixam códigos de barra como este. Por exemplo, esta jovem chamada Anna.

O nome completo de Anna é Anna Ferenčáková, e ela estava viajando de Praga para Belgrado, na Servia, em abril de 2017. É possível descobrir isto escaneando o código de barras na foto. Códigos de barra também podem ser vistos em cartões de embarque “esquecidos” no desembarque do aeroporto e em outros locais.

Com mais e mais pessoas usando dispositivos “inteligentes”, códigos de barras em cartões de embarque podem ser encontrados nas fotos de mãos usando relógios. Abaixo, o tão famoso qrcode do cartão de embarque de alguma pessoa usando iWatch. Este código contem a mesma informação (ou similar) que o velho cartão de embarque em papel. Mas com um smart watch, você não precisa imprimir o cartão de embarque, tudo que você precisa fazer é posicionar sua mão enquanto o scanner no portão do embarque cuida do resto. O futuro está aqui.

Esta mão (e relógio) pertencem a Stephen Fenech, em rota de São Francisco para Nova Iorque. Nós sabemos disto porque, novamente, escaneamos o qrcode. Nós podemos confirmar esta informação lendo este artigo (em inglês) sobre as falhas de segurança usando cartões de embarque com “smart” watches, que – como seu pulso – não cabem em alguns scanners. Existe uma outra coisa importante encontrada no qrcode: um número de cliente (para programas de milhagem). O número de Stephen é 4708760.

Roubando uma conta

Quando procurei por cartões de embarque no Facebook, encontrei a foto de um qrcode tirada por um homem que desejava permanecer anônimo. Ele é conhecido em certos círculos sociais, tem aproximadamente 120 mil seguidores no Twitter e fundou alguma coisa na Europa e nos Estados Unidos também. O código na foto contém seu número de cliente na United Airlines. Esta companhia aérea trata estes números como um código de acesso super secreto. Quando imprimem o número de cliente em alguma correspondência oficial, imprimem apenas os últimos 3 dígitos e escondem os demais, como uma senha. O número estava completo no qrcode, é claro, então eu pude deduzir que seria possível usá-lo para sequestrar a conta de alguém. E “Por que não?”, certo? Não deveria ser tão fácil.

Então eu fui até o site da United Airlines, selecionei “esqueci minha senha” e digitei o nome e o número do qrcode escaneado. A seguir vieram duas perguntas de segurança que puderam ser respondidas em questão de segundos: “qual a primeira grande cidade que você visitou?” era a cidade onde esta pessoa havia nascido, e “qual sua atividade de inverno favorita?” em um país alpino não seria golf. O sistema corretamente reconheceu que era eu, na verdade ele, e então eu pude configurar uma nova senha para a conta. Atualização em 25 de agosto: Isto aconteceu em junho de 2016, a United Airlines adicionou uma nova etapa onde o usuário deve clicar num link enviado por email. Aparentemente hoje em dia eu estaria apto a apenas enviar o email.

Eu não alterei a senha, eu não queria causar problemas para ninguém. Eu enviei uma mensagem para a pessoa, assim como fiz antes com Petr Mára. Ele deletou a foto com o qrcode do Facebook (ainda estava no twitter), mas ele não acreditou que eu havia invadido sua conta. Ele achou que o site havia enviado uma nova senha para ele.

Após uma pequena explicação, ele entendeu. “Oh, merda, você está certo. Você simplesmente poderia ter trocado a senha. Isso é uma loucura.” Sim, é. Apenas porque ele fez upload do cartão de embarque eu pude roubar sua conta. Talvez o site guardasse dados de cartão de crédito armazenados para futuras compras — e eu simplesmente poderia ter deixado ele preso em algum lugar.

Apenas não publiquem qualquer foto com código

Usuários frequentemente publicam dados que nem sabem o que significa. Porque, à primeira vista, não é possível ver o que é ou para q serve. Alguém pode descobrir que os dados são úteis para algo. No pior cenário, é possível roubar uma conta.Apenas seja mais cuidadoso com o que publicar em suas redes sociais, você pode facilmente esconder os dados com um retângulo branco ou qualquer outra forma que preferir (borrar pode não ser o suficiente), ou apenas não publique informação nenhuma. Quando você cria respostas para questões de segurança você deve mentir. Você pode “lembrar” da sua resposta de segurança com um gerenciador de senhas. E não deixe seus cartões de embarque no aeroporto.

Este artigo é baseado na palestra de Michal Spacek (https://www.michalspacek.com/talks/z-fb-fotky-az-k-unesenemu-uctu-it17) na conferência organizada pelo gestor de domínio da República Tcheca

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo