Aberto o debate de proposições para Assembleia Nacional do PIRATAS

nov 9, 2016 | Artigos e Publicações, Notícias | 2 Comentários

As proposições a seguir são de reforma do programa e estatuto do Partido Pirata, assim como defesa de teses e discussões para serem encaminhadas na Assembleia Nacional (ANAPIRATA), que acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de Novembro em São Paulo.

Outras proposições ainda podem ser feitas até o fim da ANAPIRATA.

Todas pessoas associadas podem votar através da ferramenta de democracia direta Loomio através dos seguintes links abaixo.

ATENÇÃO: Caso você seja uma pessoa associada e não tenha ainda acesso ao Loomio, peça seu cadastramento através do email [email protected]
As propostas abaixo estão no subgrupo II ANAPIRATA

O Programa e o Estado

11 pontos de Economia

Diferença humana como princípio da igualdade

Política de Drogas

Fim da multa por sanção disciplinar

Modificação da Comissão Julgadora

Desligamento automático e cláusulas pétreas

“Interpretação autêntica” de documentos oficiais

Recadastramento de membros

Oficialização do Loomio e Regulamentação de consultas virtuais

Deficiência

Direito das Mulheres

Setorial Diversidades

Municipalização

Educação Alimentar

Construções Libertárias

Compartilhamento de arquivos

Respeito ao trabalho coletivo

Regimes Colegiados

Perspectiva Partido Pirata

Retomada do GTI

Democracia Direta

2 Comentários

  1. Ramiro

    Não poderei participar da ANAPIRATA; mesmo se pudesse, acho que não iria, pois estou um pouco decepcionado com o Partido. Encontro muita boa vontade e princípios, melhorando um pouco na organização… Mas não encontro uma única menção à tecnologia blockchain e ao Bitcoin – o que (na minha opinião e de muitos economistas) tem potencial para ser uma das grandes inovações tecnológicas do início do século e mudar, de uma forma ainda imprevisível, o Estado,a moeda e o sistema financeiro. E mais: essa inovação surgiu justamente do ambiente anarco-hacker que constituiu o ‘ethos’ fundamental dos Piratas.
    As cryptomoedas permitem fazer transações financeiras sem uma terceira parte a controlá-las; o algoritmo provê segurança suficiente para isso. Basicamente, elimina a necessidade de bancos (para controlar e registrar transações), moeda, e do controle do Estado sobre esses dois. A sua popularização simplesmente acabaria com a política monetária, tal como a conhecemos hoje, e mudaria nosso modo de vida. Um bom passo em direção a essa mudança já ocorreria se aprovássemos o Proj de Lei 48/2015 (http://www.votenaweb.com.br/projetos/plc-48-2015), que elimina o papel-moeda. Tornando todo o sistema de pagamentos um serviço online, os usuários já dariam um passo no sentido de, em breve, não usar mais moeda fiduciária.
    Ainda, na mesma onda, temos serviços financeiros ora sendo prestados por empresas de alta tecnologia, baseadas na internet, substituindo o papel de intermediação financeira (exercido pelos bancos) em todo mundo. O Brasil ainda não tem uma regulação específica sobre isso, e ninguém sabe onde essa mudança vai dar; os banqueiros sabem que muitos vão perder o emprego com isso. Mas todos sabem que vai acontecer, o que já é alardeado por todos os fóruns financeiros internacionais (e, recentemente, nacionais tb).
    Então, se os senhores realmente querem mudar o mundo e ver uma revolução, não precisam protestar, nem e levar gás na cara, não precisam tentar imitar o Mr. Robot… só precisam descobrir como incentivar as pessoas a usar criptomoedas e serviços financeiros descentralizados; e, claro, como sustentar as pessoas que vão perder o emprego por causa dessas mudanças.

    Responder
    • Kannon

      Olá tivemos na ANAPIRATA um painel em especial sobre blockchain!
      Uma pena você n ter participado
      Abraços

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo