Pronunciamento das Mídias Livres! – ¡MEDIOS LIBRES HOY NOS PRONUNCIAMOS!

nov 28, 2015 | Ativismo, Manifestações, México, Tradução | 0 Comentários

Pronunciamento das Mídias Livres!

 

As mídias livres, autônomas, comunitárias, ou como se chamem… denunciamos o assédio e as agressões sofridas por comunicadores populares ao longo de toda América Latina e Caribe. Declaramos nossa resistência contra o silêncio e as mentiras históricas com as quais governos tentam enganar nossos povos, e a eles dizemos: não nos calarão; com nosso trabalho, seguiremos fortalecendo a organização em torno da defesa da mãe terra.

Na América Latina, planeta terra, no dia 25 de novembro de 2015, as mídias livres se uniram contra a série de assédios, agressões, ameaças e perseguições que temos sofrido. A violência de estado e a criminalização aumentaram sem dúvida alguma, e por isso o chamado à defesa e ao apoio mútuo.

A existência das mídias livres é fundamental no meio desse cerco estabelecido pelos grandes meios de comunicação industriais. Meios que têm cooptado e degradado a comunicação a que todas as pessoas possuem direito. Nossos direitos não são negociáveis.

Levantar a voz, não se calar, construir memória, construir identidade, construir comunidade — é o que fazemos quando fazemos comunicação, e é o que faremos hoje por nós:

– Pelo companheiro da Agencia Popular de Comunicación de Ser Públicos, em Guayaquil, acusado de obstruir a ação policial quando estava a apanhar dela.

– Pelos companheiros da Radio Platinum, Radio Satellite e Cable Vision de Valle de Tambo, em Arequipa, no sul do Peru, que divulgavam informações, em maio de 2015, durante os protestos contra o projeto de mineração Tia Maria do Grupo Mexico, e assim sofreram a repressão e a perseguição por parte do estado peruano.

– Pela Radio Manque, em Rancagua, espaço autogestionado cujos equipamentos foram apreendidos e cujos membros foram agredidos pela polícia.

– Pela TV Antena Negra, em Buenos Aires, que transmitia na frequência destinada às mídias livres, mas que a polícia alugava ilegalmente para a empresa Prosegur. Seus equipamentos também foram roubados e as instalações física seriamente danificadas.

– Pela Atakapi Video, cujos integrantes retornavam da Amazônia equatoriana com testemunhos de um assassinato e foram abordados pela polícia civil, que levou seus equipamentos e registros feitos.

– Pelo companheiro de Subversiones, ameaçado por um pistoleiro a poucos metros de sua casa, no México.

– Pela Regeneracion Radio, lá onde a dura perseguição política mexicana é mascarada através de violência escolar, com três companheiros/as apunhalado/as e a cabine de transmissão destruída.

– Pela companheira do Desinformémonos, cuja casa foi saqueada justamente enquanto nos reuníamos para fazer frente a essas agressões.

– Por Cesar León Mendoza, radialista de Oaxaca, recentemente detido pela polícia e desaparecido por dois dias.

– Pelos membros da Ke Huelga Radio, vítimas de perseguição e assédio, e de interferência provocada por ruído branco posto em sua frequência para que não pudessem ir ao ar.

– Pelas companheiras assassinadas em Narvarte.

– Por todos os coletivos de mídia independente listados pela polícia na operação Firewall, no Rio de Janeiro, devido à participação das mesmas na cobertura popular dos protestos de 2013 e dos de 2014 contra a copa da FIFA. Por todas as pessoas trabalhando com comunicação nas favelas do Rio ocupadas pela UPP, que sofrem ameaças constantes por registrar a violência policial com seus celulares.

Os maus governos deverão entender que, se derrubarem qualquer uma de nossas rádios ou de nossos projetos de comunicação livre, mais de nós surgirão. Não permitiremos que continuem encarcerando e reprimindo, estamos organizados e dispostos a garantir o exercício de nossos direitos. A tecnologia é nossa, temos nos apropriado dela e estamos com disposição para ocupá-la e compartilhá-la sem limites. Chega de tanto desprezo!

Apresentação e libertação imediatas de Cesar León Mendoza!

Ratificamos a presente declaração:
Hij@s de la Tierra
Tequio Audiovisual
Radio Bomba
Tomate Colectivo
Cordinadora Nacional de Medios Libres y Comunitarios México
Radio Amiltzinko
Regeneración Radio
La Voladora Radio
Prensa OPAL
Rio40Caos – RJ / Brasil
MidiaColetiva.org – RJ / Brasil
Girasol Comunicações – Rio de Janeiro
Noticiario Latinoamericano – Rio de Janeiro
Cooperativa de Pão Artesanal Newén Rio de Janeiro
Radio Nandhia
Noticias de Abajo ML
Radio Zapote
Somos el Medio
E todas as mídias livres que se sintam identificadas com este chamado …!!

Texto original: https://www.facebook.com/LosTejemedios/photos/a.340774992720158.1073741829.310587362405588/691355827662071

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo