#PLEspião aprovado na CCJ da Câmara dos Deputados

Resultado da #PLEspião na CCJ

por KaNNoN

O PL 215/15, que versa sobre o direito ao esquecimento e a remoção de conteúdos da Internet, foi aprovado na tarde desta terça-feira, 6/10, sem mudanças. O PL agora segue para apreciação em plenário, antes de ser enviado para o Senado.

O texto aprovado acrescenta ao artigo 19º do Marco Civil da Internet um parágrafo, o 3º-A, que permite requerer judicialmente, a qualquer momento, a indisponibilização de conteúdo que associe o seu nome ou imagem a crime de que tenha sido absolvido, com trânsito em julgado, ou a fato calunioso, difamatório ou injurioso.

O texto aprovado prevê a ampliação dos dados cadastrais a serem coletados pelas empresas provedoras de Internet, impondo a obrigação de reterem dados como endereço completo, telefone e CPF, que poderão ser repassados, sem ordem judicial, para autoridades que tenham atribuição legal para fazer esse pedido.

O Marco Civil e seus dispositivos legais configuram “absurdas medidas de controle, vigilância e censura“. A sistemática retenção de dados adotada pelo Brasil foi a mesma usada em vários países da Europa no passado. No entanto, vários deles começaram a abandoná-la após a Corte Europeia de Justiça decretar a sua inconstitucionalidade, sob o argumento de que interfere em direitos fundamentais, como o princípio da presunção de inocência, deixando o cidadão sob constante vigilância.

Alemanha, Áustria, República Tcheca e Finlândia são alguns dos países que já reviram a retenção de dados pessoais de usuários da internet, e a Noruega jamais adotou essa sistemática. Com o PL 215/15 torna-se ainda mais abrangente a retenção de dados.

Resultado da #PLEspião na CCJ

Resultado da #PLEspião na CCJ

Já que você está aqui…

… nós estamos pedindo por um pequeno favor. Diferente de outras organizações, não recebemos dinheiro de governos e nem de empresas. Também não cobramos por acessos às nossas ferramentas. O Partido Pirata é uma organização independente que luta por direitos digitais, o livre compartilhamento de informações, privacidade para as pessoas e transparência de governos e corporações. Somos pessoas voluntárias tentando construir dia após dia o partido e precisamos de dinheiro para colocar algumas ideias em prática e cobrir diversos gastos. Isso requer muito trabalho e fazemos pois acreditamos que a nossa perspectiva importa porque –  também pode ser sua perspectiva.


Kommentare

2 comments for #PLEspião aprovado na CCJ da Câmara dos Deputados

  1. Pingback: As melhores tentativas de PIORAR a Internet em 2015 na América Latina | PIRATAS

  2. Pingback: Politicast #24 /News/ | Podflix

Deixe uma resposta

Notice: Comments reflect the opionions of those who did wrote theme. Allowing people comment here, doenst mean, that we also agree with them.

Your email address won't be displayed. Required fields are marked with this sign: *

More information

Arquivo de posts