Planalto e Ministros de Dilma espionados pelos EUA

jul 4, 2015 | Notícias | 0 Comentários

O WikiLeaks publicou hoje, 4 de Julho, às 08:00, uma lista “top secret” de 29 telefones no governo brasileiro que foram selecionados para serem interceptados intensivamente pela NSA. A publicação prova não apenas que a presidente Dilma Rousseff foi espionada, mas também seu assistente, sua secretária, o Chefe da Casa Civil no primeiro ano de governo, Antônio Palocci, e até mesmo o telefone do avião presidencial. Os Estados Unidos monitoraram não apenas aqueles próximos à presidente, mas também se engajaram em uma campanha de espionagem contra o Brasil, vigiando os responsáveis pela economia brasileira, como o diretor de relações internacionais do Banco Central. Os EUA também alverajam a diplomacia brasileira, incluindo telefones no Itamaraty e os embaixadores na Alemanha. França e Genebra.

Os alvos econômicos dentro do governo brasleiro incluem postos importantes no Ministério da Fazenda e do Banco Central. O Ministro Nelson Henrique Barbosa Filho, que serviu como Secretário-Executivo do Ministério das Finanças de 2011 a 2013 e agora é Ministro de Planejamento, está na lista assim como Antonio Palocci, que foi Ministro da Fazenda de Lula e Chefe da Casa Civil de Dilma. A revelação da espionagem econômica dos EUA contra o Brasil acontece após o Wikileaks ter revelado que os americanos realizaram espionagem econômica contra a França, a Alemanha e a União Europeia.

O celular de Luiz Alberto Figueiredo Machado, ex-Ministro de Relações Exteriores e atual embaixador brasleiro nos EUA, nomeado pela presidente Rousseff, foi monitorado, assim como o telefone da procuradora-geral do Ministério da Fazenda Adriana Queirzo de Carvalho.

Nem mesmo nas suas viagens oficiais a presidente Rousseff está livre de interceptações, já que a lista inclui também o telefone via satélite do avião presidencial.

O editor do WikiLeaks Julian Assange disse:

“Nossa publicação de hoje mostra que os EUA têm um longo caminho à frente para provar que a sua vigilância massiva (dragnet) em países “amigos” realmente acabou. Os EUA não só espionaram a president Rousseff mas também figuras-chave com quem ela fala todos os dias. Mesmo se as promessas dos EUA de que deixaram de espioná-la forem dignas de confiança – e não são – é impossível imaginar que Rousseff possa governar o Brasil falando apenas consigo mesma. Se a presidente Rousseff quer receber mais investimentos no Brasil após sua recente visita aos Estados Unidos, como ela pode garantir às empresas brasileiras que a concorrência americana não obterá vantagens provenientes dessa vigilâcia até que ela possa realmente comprovar que a espionagem cessou? E não apenas sobre ela, mas sobre todos os alvos brasileiros”.

A lista de alvos brasileiros soma-se a publicações anteriores do WikiLeaks que mostram espionagem sistemática do EUA sobre governantes como três presidentes franceses e a chanceler alemã, além de ministros da ecomonia da França e da Alemanha, diretores do Banco Central e uma ampla espionagem as empresas francesas.

Leia a lista completa de alvos prioritários da NSA no Brasil aquí.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo