PIRATAS testam nova plataforma de interação

Nas últimas semanas os PIRATAS estão com esforços concentrados no desenvolvimento e testes da nova plataforma de organização, discussão, interação e deliberação do Partido Pirata do Brasil. É um trabalho iniciado pelo GTI e que agora conta com a participação de todos os membros da Executiva Nacional e dos demais Grupos de Trabalho.

A plataforma está sendo desenvolvida utilizando o software livre Noosfero que é uma solução de rede social customizada desenvolvida no Brasil pela Cooperativa de Tecnologias Livres – COLIVRE, localizada em Salvador na Bahia e que, naturalmente, é disponibilizado em uma licença GPL e que está em constante desenvolvimento e aprimoração. O Portal Softwarelivre.org e a rede Blogosfero são usuários do Noosfero.

Miguel Silva, que é Secretário Geral do Partido Pirata de SP e  2o. Tesoureiro destaca que “o Noosfero aperfeiçoa a coordenação e aumenta a produtividade dos membros do partido, agilizando a divulgação do que é produzido, uma vez que toda discussão poderá virar um documento oficial assim que os PIRATAS decidirem. Um sistema para integração dos associados e interessados no Partido Pirata faz parte da essência do próprio partido, pois é nele que se desenvolverá o projeto de democracia líquida e direta que os PIRATAS buscam implantar no país“.

 

 

Segundo Leandro Chemalle, Coordenador Regional Sudeste e um dos coordenadores do GTC , “a plataforma de interação é crucial para a organização do PIRATAS. Ela vai possibilitar a distribuição de todos os filiados e apoiadores de forma bem organizada em comunidades regionais, estaduais e municipais, e em grupos de interesse como comunicação, educação, projetos piratas, etc. Será o coração do Partido Pirata. Estamos muito animados com as possibilidades que o software livre Noosfero nos oferece.

Um dos principais principios do PIRATAS, o de consulta direta a todos os filiados, agorá poderá ser colocado efetivamente em prática. “A nova plataforma possibilitará a consulta de todos os associados antes das tomadas de decisões, de acordo com o art. 36 do estatuto dos PIRATAS“, explica  Marcos Aurélio, Coordenador Regional Nordeste e membro do GTI.

O desenvolvimento dessa plataforma também é fundamental na estratégia do partido pois “os PIRATAS entendem que é muito importante a existência de redes como o Facebook, Google+, entre outras, e que não irão se retirar delas, mas para uma melhor comunicação, respeito à privacidade, segurança, independência, é fundamental construirmos nossos meios, e o Noosfero, um sistema aberto, livre, se apresenta como uma opção que devemos utilizar neste momento de construção do Partido Pirata” – é o que destaca Wladimir Crippa 1o Tesoureiro do PIRATAS e o outro coordenador do GTC.

Para Thaiz Leão que é diretora de formação do Partido Pirata de São Paulo, “o Noosfero será uma ferramenta fundamental para a integração dos interessados e simpatizantes do Partido, já que através dele as comissões de formação nos estados e municípios poderão estabelecer um contato mais estreito e coezo com os novos piratas, podendo abordar de forma mais produtiva e menos caótica as dúvidas dos neófitos, já que estaremos interagindo em nossa própria plataforma. Se já de inicio a transmissão de nossa identidade Pirata for clara manteremos os interessados ativos e prontos para aturarem nos debates e ações“.

A previsão é que a Rede Pirata esteja disponivel e em funcionamento total ainda neste mês. Alguns acertos na parte visual e na organização das comunidades ainda estão sendo feitos, bem como a discussão das regras da plataforma que estão sendo definidas de acordo com o estatuto pirata, já utilizando a própria plataforma. Aos poucos os PIRATAS vão deixando o Facebook que desde a fundação vinha sendo a principal plataforma de comunicação, com diversos problemas e restrições que vinham causando problemas e perda de produtividade nas discussões dos PIRATAS. Os PIRATAS querem que todos os filiados e simpatizantes se cadastrem na nova rede social. “O Facebook continuará sendo uma plataforma de comunicação do PIRATAS, mas principalmente de primeiro contato e recepção de novos piratas. Estaremos sempre incentivando todos a criarem um perfil na Rede Pirata e interagirem por lá“. E o que Chemalle espera.

Em breve mais novidades sobre a Rede Pirata, fique ligad@.

Já que você está aqui…

… nós estamos pedindo por um pequeno favor. Diferente de outras organizações, não recebemos dinheiro de governos e nem de empresas. Também não cobramos por acessos às nossas ferramentas. O Partido Pirata é uma organização independente que luta por direitos digitais, o livre compartilhamento de informações, privacidade para as pessoas e transparência de governos e corporações. Somos pessoas voluntárias tentando construir dia após dia o partido e precisamos de dinheiro para colocar algumas ideias em prática e cobrir diversos gastos. Isso requer muito trabalho e fazemos pois acreditamos que a nossa perspectiva importa porque –  também pode ser sua perspectiva.


Kommentare

5 comments for PIRATAS testam nova plataforma de interação

  1. Leandro Ramos commented at

    Içar velas! Soltar Amarras! É hora de navegar!
    Liberdade aos PIRATAS…

    Parabéns pessoal! Contem com meu apoio para o que precisarem, na Bahia também tem PIRATAS!

    Posso oferecer apoio logístico no âmbito de divulgação. Cartazes, panfletos, folders… Muito embora eu ache o meio digital bastante eficiente, acredito que podemos alcançar uma grande massa externa ou que não acompanham as redes sociais.

  2. Luis Soeiro commented at

    Parabéns. Não vejo a hora dos piratas começarem a usar massivamente o sistema!

  3. Medeyer commented at

    Não consigo entrar…
    O link pede usuário e senha, mas não consigo acessar…
    Meu email é esse q está aí em cima.
    Abs!

    • chemalle commented at

      A plataforma ainda não está disponível para acesso para todos, estamos em fase de testes. Ela será disponibilizada para utilização em breve.

Deixe uma resposta

Notice: Comments reflect the opionions of those who did wrote theme. Allowing people comment here, doenst mean, that we also agree with them.

Your email address won't be displayed. Required fields are marked with this sign: *

More information

Chat Internacional @GlobalPirates

Publicações