Pelo fim da gasolina, Tesla Motors abre patente de carros elétricos


A Tesla Motors vai liberar sua tecnologia patenteada em veículos elétricos para qualquer pessoa, numa tentativa de estimular a inovação. A informação foi divulgada em um post no blog da companhia por Elon Musk, CEO da Tesla.

Segundo ele, a empresa se compromete a não entrar com processos por patentes contra quem utilizar sua tecnologia, desde que seja “de boa fé”. A iniciativa pode aquecer o mercado de carros elétricos, que hoje representam menos de um por cento das vendas das montadoras. Musk afirma também que o sistema atual de patentes muitas vezes sufoca a inovação em si e apoia grandes empresas, em vez de ajudar pequenos inventores.

“A Tesla Motors foi criada para acelerar o advento do transporte sustentável”, declara, “se nós abrimos o caminho para a criação de veículos elétricos, mas, em seguida, inibirmos outros, estamos agindo de maneira contrária a esse objetivo”.

A decisão de abertura das patentes pode tornar o mercado mais competitivo e, com isso, acelerar o crescimento no número de compras.

“Quando começamos, nos sentimos compelidos a criar patentes sem a preocupação de que grandes empresas de automóveis poderiam copiar nossa tecnologia e oprimir a Tesla. Não poderíamos estar mais errados”, afirma Elon Musk.

O executivo cita ainda o movimento open source para justificar a nova postura da companhia. Grandes empresas, como Google e Twitter, já seguem por esse caminho, liberando pequenas patentes, até agora.  No futuro, a medida pode significar maior apoio para pequenos inventores e desenvolvedores.

Via The Verge

 

link original

Já que você está aqui…

… nós estamos pedindo por um pequeno favor. Diferente de outras organizações, não recebemos dinheiro de governos e nem de empresas. Também não cobramos por acessos às nossas ferramentas. O Partido Pirata é uma organização independente que luta por direitos digitais, o livre compartilhamento de informações, privacidade para as pessoas e transparência de governos e corporações. Somos pessoas voluntárias tentando construir dia após dia o partido e precisamos de dinheiro para colocar algumas ideias em prática e cobrir diversos gastos. Isso requer muito trabalho e fazemos pois acreditamos que a nossa perspectiva importa porque –  também pode ser sua perspectiva.


Kommentare

6 comments for Pelo fim da gasolina, Tesla Motors abre patente de carros elétricos

  1. Bobagem, isso é uma ótima jogada de marketing da empresa, pois ao mesmo tempo ela melhora sua imagem se saindo de ‘boazinha’ em querer compartilhar sua tecnologia verde para o bem do mundo e ao mesmo tempo popularizar os carros elétricos que poderá ser vendido mais barato, e assim ela poderá vender mto mais, fora que certamente ela já tem uma tecnologia mto mais avançada guardada a sete chaves … para ser viável e popular os carros elétricos precisam de uma grande infraestrutura de abastecimento já q sua autonomia ainda é relativamente baixa em relação a carros a combustível, e isso requer um investimento mto alto, assim, com a popularização o mercado poderá se expandir rapidamente pois haverá melhoras na infraestutura … mas enfim seria ótimo msm se esses carros se popularizassem …

  2. Pingback: Pelo fim da gasolina, Tesla Motors abre patente de carros elétricos … | Marcas e Patentes

  3. Pingback: Pelo fim da gasolina, Tesla Motors abre patente de carros elétricos … | Marcas e Patentes

  4. Mysteria commented at

    Oi, gente. Traduzi o texto do CEO, mas como parece que não interessou aos meus amigos, quem sabe interesse a vocês. Abç

    Todas nossas patentes pertencem a vocês
    Por Elon Munk, CEO

    Ontem, havia uma parede de patentes da Tesla no saguão na nossa sede em Palo Alto. Esse já não é mais o caso. Elas foram removidas, no espírito do movimento open source, para o avanço da tecnologia de veículos elétricos.

    Tesla Motors foi criada para acelerar o advento do transporte sustentável. Se abrirmos caminho para a criação de veículos elétricos convincentes, mas, em seguida, colocarmos a armadilha da propriedade intelectual atrás de nós para inibir outros, estamos agindo de forma contrária a esse objetivo. Tesla não iniciará processos na justiça por patentes contra qualquer pessoa que, de boa-fé, queira usar a nossa tecnologia.

    Quando eu comecei com a minha primeira empresa, Zip2, achava que patentes eram uma coisa boa e trabalhava duro para obtê-las. E talvez elas eram boas há muito tempo, mas hoje, muitas vezes, elas servem apenas para abafar o progresso, consolidar as posições das corporações gigantes e enriquecer advogados, em detrimento dos inventores reais. Após a Zip2, quando me dei conta de que obter uma patente na verdade só queria dizer que você comprou um bilhete de loteria para uma ação judicial, evitei-as sempre que possível.

    Na Tesla, no entanto, nos sentíamos obrigados a criar patentes com a preocupação de que as grandes empresas de automóveis iriam copiar nossa tecnologia e, em seguida, usar seu maciço poder de produção, vendas e marketing para desbancar a Tesla. Nós não poderíamos estar mais errados. A triste realidade é o oposto: os programas de carros elétricos (ou programas para qualquer veículo que não queime hidrocarbonetos) dos principais fabricantes são pequenos ou inexistentes, constituindo uma média de menos de 1% das suas vendas totais de veículos.

    Na melhor das hipóteses, as grandes montadoras estão produzindo carros elétricos com alcance limitado em termos de volume limitado. Alguns não produzem nenhum carro de emissão zero, simplesmente.

    Dado que a produção anual de veículos novos está se aproximando de 100 milhões por ano e a frota mundial é de cerca de 2 bilhões de carros, é impossível para Tesla construir carros elétricos rápido o suficiente para lidar com a crise de carbono. Da mesma forma, isso significa que o mercado é enorme. Nossa verdadeira concorrência não é a pequena quantidade de carros elétricos não-Tesla sendo produzidos, mas sim a enorme enxurrada de carros à gasolina saindo das fábricas de todo o mundo a cada dia.

    Acreditamos que a Tesla, outras empresas que fazem carros elétricos e o mundo todo se beneficiariam de uma plataforma tecnológica em rápido desenvolvimento.

    A liderança tecnológica não é definida por patentes, cuja história tem mostrado repetidamente ser de pouca proteção efetiva contra um certo concorrente, mas sim pela capacidade de uma empresa para atrair e motivar os engenheiros mais talentosos do mundo. Acreditamos que a aplicação da filosofia open source em nossas patentes vai reforçar ao invés de diminuir a posição da Tesla a este respeito.

Deixe uma resposta

Notice: Comments reflect the opionions of those who did wrote theme. Allowing people comment here, doenst mean, that we also agree with them.

Your email address won't be displayed. Required fields are marked with this sign: *

More information