Partido Pirata se torna o maior partido político da Islândia


POR KAREN CARNETI

O Partido Pirata agora é o maior partido político na Islândia, de acordo com uma nova pesquisa da empresa de mercado e pesquisa MMR, que examina regularmente o apoio dos partidos políticos na Islândia. As informações são do site islandês Visir.

Birgitta Jonsdottir, membro do Partido Pirata, disse acreditar que isso seja um sinal de desconfiança em relação à política convencional. “Políticas tradicionais não têm demonstrado progresso e as pessoas estão cansadas de esperar por mudança. É bom que as pessoas estejam rejeitando a corrupção e a arrogância”, disse ela ao site.

Os resultados da pesquisa mostram que agora o Partido Pirata já conta com o apoio de 23,9% da população da Islândia – anteriormente, esse número era de 12,8%. Em contrapartida, o apoio aos principais partidos da oposição, como o Partido da Independência, Aliança Social Democrata, Partido Progressista, Partido Verde e Bright Future diminuiu. Jón Þór Ólafsson, Helgi Hrafn Gunnarsson e Birgitta Jónsdóttir.

Rick Falkvinge, evangelista político para o movimento pirata global, disse que não esperava que o partido tivesse tanto apoio em tão pouco tempo. “Eu realmente não esperava que isso acontecesse em menos de uma década da fundação do partido. Isso é bem legal. Não, na verdade, é sensacional”, escreveu ele sobre a notícia no Reddit.

“Minhas profundas felicitações ao Partido Pirata por todo o trabalho duro que fizeram para chegar a este ponto. Eu estava na festa quando eles foram eleitos ao Parlamento em 27 de Abril de 2013, e escrevi sobre isso na época. Espero poder participar da próxima festa da vitória eleitoral também e escrever sobre suas realizações novamente. Muito amor e muita inspiração recebidos de seus esforços, caminhadas e sucesso”, disse ele no post.

O Partido Pirata da Suécia foi fundado em 2006. O rápido crescimento de sua popularidade levou à criação de outros partidos com o mesmo nome e objetivos similares, em diversos países, inclusive a Islândia. A principal causa destes partidos é a luta contra as atuais leis de propriedade intelectual e industrial – incluindo copyright e patentes, contra a violação do direito de privacidade e a favor do respeito ao domínio público, da promoção de práticas de copyleft, dos sistemas operacionais de código aberto e das práticas de compartilhamento.

Já que você está aqui…

… nós estamos pedindo por um pequeno favor. Diferente de outras organizações, não recebemos dinheiro de governos e nem de empresas. Também não cobramos por acessos às nossas ferramentas. O Partido Pirata é uma organização independente que luta por direitos digitais, o livre compartilhamento de informações, privacidade para as pessoas e transparência de governos e corporações. Somos pessoas voluntárias tentando construir dia após dia o partido e precisamos de dinheiro para colocar algumas ideias em prática e cobrir diversos gastos. Isso requer muito trabalho e fazemos pois acreditamos que a nossa perspectiva importa porque –  também pode ser sua perspectiva.


Deixe uma resposta

Notice: Comments reflect the opionions of those who did wrote theme. Allowing people comment here, doenst mean, that we also agree with them.

Your email address won't be displayed. Required fields are marked with this sign: *

More information